A regra dos passos
 
Faixa publicitária

A regra dos passos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 10
FracoBom 

San Payo AraújoNem sempre é fácil conjugar as actividades do basquetebol com as obrigações familiares. Esta é uma das razões fundamentais pela qual, e muito bem, no fim-de-semana natalício não há e nem deve haver actividades basquetebolísticas.

O Natal é, e assim deve ser e permanecer, um momento dedicado à família.

Não foi por ser época natalícia, que não fui à última acção de formação promovida pelo Barreirense. A vontade era grande, nomeadamente, para assistir à intervenção de uma pessoa pela qual tenho enorme consideração e estima o Mário Barros, e pela actualidade do tema que o Mário Silva apresentou.

Desta vez, ao contrário de tantas outras, as razões familiares tiveram que se sobrepor à vontade de estar presente no Barreiro. Nem sempre é fácil gerir este conflito. No próximo artigo vou falar sobre algo que aprendi com o Mário Barros, hoje vou abordar o tema das novas regras dos passos, que vão ter grandes implicações sobre a forma de ensino, nomeadamente do lançamento da passada, definição do pé eixo e das paragens.

Se há alterações às regras que me agradam, há outras que só recebem a minha aceitação porque não tenho alternativa. Não tenho rigorosamente nada contra o andebol, mas a introdução do passo ou apoio 0, como lhe queiram chamar, não só terminologicamente é para mim ridícula, como é um pouco “andebolizar” o basquetebol.

Até há bem pouco tempo a nossa modalidade orgulhava-se que era um modelo, e que as outras modalidades vinham copiar a nossa filosofia e as nossas regras. Parece que esse tempo acabou. Em termos comportamentais dos adultos, dirigentes, treinadores e assistências, nomeadamente nos escalões de formação, (o que ainda é mais grave), temos cada vez mais pessoas “futebolizados”; e agora em termos de regras dos passos também estamos a “andebolizar” o basquetebol. Espero bem, que em termos do contacto permitido no jogo, não “andebolizemos” também o basquetebol.

Finalmente para dizermos, que só são permitidos dois apoios, apelidarmos o primeiro apoio, como passo 0 é para mim ridículo. Um apoio é apoio ou não é apoio, e quando há apoio passa a ser o primeiro apoio, após o qual são permitidos mais dois apoios. Tal e qual como num remate de andebol. Agora, tanto quanto percebi das novas regras, são permitidos 3 apoios. Por exemplo no lançamento na passada do lado direito: o drible é interrompido no pé esquerdo (primeiro apoio), e depois são permitidos mais dois apoios, direito, esquerdo, (segundo e terceiro apoio).

Como disse não estive no Clinic do Barreiro, onde poderia esclarecer algumas das minhas dúvidas sobre as novas regras, mas se estiver enganado corrijam-me, quanto ao que acabei de dizer. Contudo como afirmei no início deste artigo, foi por razões familiares e não por ser Natal que não estive presente. Neste momento, estou mais preocupado com o apoio à minha mulher, e que ela após uma fractura grave, possa dar passos seguros, do que com os passos permitidos no basquetebol.

Como este é o meu último artigo antes do Natal, desejo a todos umas boas festas, que dêem passos seguros nas vossas vidas e que dêem e tenham muito apoio das vossas famílias. A todos um Bom Natal.

 

Comentários 

 
+1 #2 Humberto Gomes 19-12-2017 19:30
Caro San Payo, se me permites, deixa-me aproveitar a boleia. Ainda em férias sabáticas - como o Ivan é compreensivo ! -,provavelmente só voltarei a debitar o próximo escrito próximo da realização da Festa do Basquetebol. Até lá irei compilando alguns dados, face à evolução de algumas seleções regionais, focando a atenção e expetativa no que irá (des) acontecer no terreno. Oportuna a tua intervenção e sensata a referência à eventual andebolização da nossa modalidade...Realmente, vezes quantas, somos comodistas (a roçar a mediocridade) e tratar com objetividade e rigôr estas "coisas", em concreto a ver com a adequação às novas regras, não é muito a nossa praia ! Importará, com a brevidade possível, dar os passos assertivos para eliminar a subjetividade do ser ou não ser...passos ! Servirá de exemplo, noutra via, equacionar o que acontece no futebol, quando ao se dar a lei da vantagem, torna a infração interpretativa e não taxativa. E daí ao caos...Para ti e para todos um Feliz Natal.
Citar
 
 
+1 #1 Nuno Martins 19-12-2017 11:24
Ainda bem que o San Payo mostra a preocupação de quem tem que perceber bem primeiro para ensinar a seguir...eu também tenho colocado muitos videos que dão exemplos da GRANDE diferença entre o antes e o depois, só que na prática as novas regras não estão a ser aplicadas. Basta perceber que 95% da infracção de passos que eram assinalados anteriormente agora já não o são....e isso não se nota ainda...
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária