Competição e competências
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES CANTO DO TREINADOR ARTIGOS DE OPINIÃO Competição e competências

Competição e competências

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 8
FracoBom 

John WoodenA convite do Bruno Sousa da “Formação desportiva” estive na passada quinta-feira em Odivelas para abordar o tema “Desporto, valores e gestão de conflitos. Nesse dia também pude assistir à prelecção da Filipa Bernardeco e João Amaro da Clinica Lambert,

sobre lesões na actividade desportiva e às interessantes intervenções do Henrique Silva e Susana Colaço sobre gestão de conflitos na actividade desportiva.

Por ser um tema que muito me interessa vou fazer um breve resumo de parte da minha intervenção.

Um dos momentos de conflitos na actividade desportiva é sem dúvida o momento da competição. Isto fez-me levar à origem da palavra competição. A palavra competição deriva do verbo do latim “competere” das quais derivaram curiosamente dois substantivos e um verbo com significados diferentes.

De competere deriva a palavra competição, mas também a palavra competência. É por isso que o verbo competir tem dois significados diferentes: Na frase: “Ao treinador compete orientar a equipa durante os jogos” o verbo competir remete-nos para o substantivo competência. Já na frase:  “A equipa compete na liga”, o verbo competir  remete-nos para a palavra competição.

Foi nesta fase da minha intervenção que eu alertei para o discurso do John Wooden, no Ted Talk link, que eu aconselho vivamente o seu visionamento. O seu discurso, fez-me uma vez mais, reflectir sobre qual a finalidade mais importante da competição na formação desportiva, ganhar ao outro? ou ganhar competências? Para mim é cada vez mais claro que a competição na formação é decisiva, mas não com o objectivo de ganhar ao outro, mas com o objectivo de aumentar e melhorar as competências: das equipas e dos praticantes. A consciência e compreensão que o melhorar as competências é mais importante que vencer o outro, pode ajudar a minimizar os conflitos que surgem nas competições da formação.

Nem todos os adultos compreendem que o principal, na actividade formativa desportiva, não estou claramente a falar do mundo do desporto profissional dos adultos, é o aumentarmos as competências das crianças e jovens e essas competências vão muito para além de ganhar jogos, ou como diz o grande mestre John Wooden ganhar ao outro.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária