A incerteza
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ARTIGOS DIVERSOS A incerteza

A incerteza

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 6
FracoBom 

A incertezaA indefinição e a incerteza são dois poderosos inimigos, há que combatê-los. Se dificilmente poderemos calcular a data términus desta pandemia, facto que provoca uma enorme ansiedade, há indefinições que provocam incertezas que estão ao nosso alcance resolver.

Falo das dúvidas e incertezas que pairam em dois universos, com os quais por força das minhas funções tenho bastante contacto. O universo escolar e o universo das competições desportivas, neste caso o basquetebol. Uma vez mais temos que falar no decisivo, no importante e no urgente. Se soubermos agora, tomar decisões, por mais difíceis e drásticas que elas possam parecer, certamente no futuro, quando esta crise pandémica passar, não nos esgotaremos a apagar pequenos e grande fogos que possam surgir. Se não tomarmos decisões agora, no futuro surgirão situações que vão necessitar de resoluções urgentes, e ao tornarem-se urgentes ganham importância e desgastam-nos em conflitos.

Vou começar pelo ano escolar. Penso que nestas circunstâncias só há dois caminhos a percorrer, que não geram grandes indefinições. Ou fica decidido que todos os alunos este ano passam administrativamente, ou este é considerado um ano zero e todos os estudantes terão de repetir este ano letivo. No meio destas duas decisões de fundo aceito que haja uma intermédia levando em consideração o nível escolar. Nesse caso penso que por exemplo todos os alunos universitários teriam uma passagem administrativa e todos os outros alunos teriam que repetir o ano. Mais, esta situação já nem é nova na minha vida.

Em 1974  quando estava na Faculdade de Letras de Lisboa passei administrativamente o meu ano letivo. Não posso garantir, mas penso que isso não aconteceu em todo o ensino universitário no ano letivo de 1973/74. No ano letivo seguinte 1974/75 não houve ingressos na universidade. Quem em Junho de 1974 terminou o 7º ano do liceu, (correspondente ao ano em que seguidamente se entrava para as faculdades), não teve acesso à universidade. Teve que fazer um ano de serviço cívico, que depois começou a ser apelidado de ano propedêutico até ser substituído pelo 12º ano. Olhando agora para trás penso que daí não veio mal nenhum ao mundo. Já ninguém fala nisso.

Passemos então às competições nacionais de basquetebol. A decisão mais drástica seria, este ser um ano zero. Não quero ir tão longe, mas penso que também aqui poderemos diferenciar o universo dos escalões de formação e dos seniores. Nos escalões de formação seria um ano zero. Nos seniores seria respeitado quem neste momento já estava apurado para subir ou condenado a descer de divisão. Relativamente às restantes subidas e descidas, seriam realizadas quando possível, competições muito curtas, por exemplo a eliminar, para saber quem subia e descia de divisão. Essas competições envolveriam apenas os clubes que estavam condições de subir ou os clubes que não tendo já descido estavam em risco de descer.

Em caso nenhum haveria campeões nacionais na presente temporada. Acredito que haja outras soluções em cima da mesa. Não sei se estas são as melhores soluções, mas tenho a certeza que a indefinição, o esperar para ver como é que as coisas evoluem, causa incertezas e mais ansiedade, algo que certamente não necessitamos nos tempos que correm. Salvo melhor opinião, pior que más decisões é a ausência de decisões claras. Nestas ficamos a saber como nos devemos organizar com o que é que podemos contar.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária