O sentido da vida
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES ARTIGOS DIVERSOS O sentido da vida

O sentido da vida

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 13
FracoBom 

O sentido da vidaHá temas na vida que são de tal maneira complexos, que quase não me atrevo a questionar. Duas dessas questões são o que é a vida e qual o sentido da vida? Por serem tão complexas, limito-me a responder,

que a vida é um privilégio único e o mais importante na vida é ter saúde e viver a vida. Vive e deixa viver era um dos sábios conselhos do meu pai.

Se por um lado não sei muito bem responder o que é a vida e qual o seu sentido, não tenho dúvidas em afirmar, que sempre quis, que a minha vida tivesse algum sentido.

Quando grande parte do tempo da minha vida, mais de cinquenta anos tem sido dedicada a ensinar basquete, com todos os valores que isso para mim implica, cada vez mais chego à conclusão que o sentido principal da minha acção é, através da modalidade, que por um conjunto diversificado de razões sempre me fascinou, o de deixar valores e uma marca positiva em todos os jovens, que eu me esforcei por ensinar.

Com o passar dos anos, aprendi que o prazer de ensinar não é mais nem menos forte conforme a idade que temos. Este prazer, é uma possibilidade de uma vida inteira, e se este prazer é genuíno e real há-que disfrutá-lo.

Ainda em Janeiro, antes de voltarmos a confinar, e após mais uma actividade de promoção da modalidade num estabelecimento escolar, em que no meio das actividades, fui colocando desafios que apelavam à necessidade de saber ouvir, saber estar atentos, conseguir resultados sem batota, empenharmo-nos por fazer as coisas primeiro cada vez melhor e depois cada vez mais depressa e outros valores tão importantes para a vida, isto através de muitas brincadeiras e sorrisos, no final cansado, meio a brincar meio a sério comentei com a professora da turma com a qual estava a trabalhar: “Nestas sessões, ainda não percebi muito bem se são eles ou sou eu que me divirto mais nestas actividades.

 

Comentários 

 
+5 #1 António Lopes 12-03-2021 02:01
Uma lição de metabásquete. Torna o ensino e as aprendizagens significativos para o mestre e o aluno, para o treinador e o jogador. Trocam ensinamentos através da intencionalidad e afetiva e emocional, comprometendo o sucesso. Parabéns pela lição, mestre San Payo.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária