Numa das minhas recentes partilhas de experiência, foi me solicitado que tivesse uma intervenção para ajudar a resolver um conflito que tinha surgido no seio duma equipa entre dois minis. Uma das minhas formas de agir nessas ocasiões é parar o treino juntar todos os minis
e com recurso a uma das minhas principais referências, John Wooden, dou conhecimento das três regras fundamentais para se ter uma boa equipa e ser bom jogador de basquetebol.
As três regras são as seguintes:
- Saber chegar a horas.
- Nunca ofender um companheiro de equipa.
- Nunca dizer asneiras ou palavrões.
Antes de dizer as regras conto um pouco de quem foi John Wooden informo que faleceu em 2010 com cem anos e falo do vídeo em que John Wooden já na parte final da sua vida aparece apoiado no braço de Kareem Abul Jabar.
Depois passo a explicar as regras. A primeira representa o respeito pelo trabalho e pelos companheiros de equipa. Não se pode perder tempo de treino à espera dos atrasados, nem interromper o fluir do treino para integras quem chega tarde. No cumprimento da segunda, explico a sua importância, para funcionarmos como equipa que quer vencer. Na terceira pergunto às crianças, quando é que elas mais frequentemente dizem asneiras. Acreditem que há sempre várias que me respondem quando estamos enervados, quando estamos irritados. Nessa ocasião eu pergunto: Jogas melhor quando estás enervado e descontrolado ou quando sabes o que tens de fazer? A resposta naturalmente, quando sei o que fazer. Face a esta resposta intervenho e digo então tens de aprender a controlar-te.
Na última vez que tive esta intervenção há uma criança de seis ou sete anos que levanta o braço e diz: “A minha mãe irrita-se muito.” Eu sorri, e dei comigo mais uma vez a pensar, que o que fazemos, fala mais alto do que dizemos. Nada é mais forte do que a educação pelo exemplo. Como poderemos dizer a uma criança, não se dizem asneiras, quando fazemos o inverso. Como é que se diz a uma criança não se insultam as pessoas e ao primeiro erro dum jovem árbitro, que também está num processo de aprendizagem, este e às vezes a mãe são logo insultados? Para terminar gostei muito da subtileza da criança que não disse a minha mãe diz asneiras, ela disse a minha mãe irrita-se muito.