Só se bem informado e com liderança eficaz
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ARTIGOS DIVERSOS Só se bem informado e com liderança eficaz

Só se bem informado e com liderança eficaz

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 1
FracoBom 

Humberto GomesHoje, 4ª feira, dia 12. Dia 12, o tal dia dedicado mensalmente ao nosso querido companheiro Luís do Ó, sendo que, até ao final do ano, este será o antepenúltimo escrito em sua homenagem.

E o número 12, porque, recordemos para os menos 'avisados', era o número da camisola com que ele jogava e, recorrentemente, nos deliciava com a sua tremenda capacidade concretizadora, qual tremendo 'on fire' em zonas próximas do cesto. recorrentemente com uma percentagem da ordem dos 70%.

Poucas horas a anteceder este nosso reaparecimento, precisamente na passada 2ª feira, dia 10, tivemos a (muito) grata satisfação de deparar com um soberbo 'ensaio' do nosso companheiro e mestre - porque sábio! - Jorge Araújo, a que deu o título de "O comportamento humano", que nos encantou e nos 'comprometeu' a interiorizar e a refletir seriamente sobre o fabuloso conteúdo do mesmo.

Com a aquiescência do mestre, sugerindo antes de mais que, se ainda não o fizeram, o leiam com muita atenção, não resistimos a respigar um excerto do seu último parágrafo, quando, de forma muito séria, nos 'compromete', e citamos: "Uma enorme complexidade que nos permite concluir que o comportamento humano está muito para além de um mero controlo motor e neurofisiológico e os nossos movimentos e a nossa gestualidade não são meramente mecânicos".

Alimentados por este impressionante 'dar de si', para uma serena e atenta reflexão, demos por nós a ensaiar um breve e despretensioso 'ensaio' sobre que principais vetores deve obedecer um treinador com ambições para ter sucesso.

Ainda que possa estar bem informado, revelando competência no domínio dos ensinamentos a ministrar aos seus jogadores e com determinação para acudir às exigências da D.O.E. (Direção e Orientação de Equipa), se não tiver qualidades de liderança e, em complementaridade, um adequado comportamento moral, a tal ambição e apetência para ter sucesso...já fora!

Vetores essenciais para conseguir tal desiderato, razão pela qual: Só se bem informado e com liderança eficaz.

Restará, por quanto deixamos expresso, para 'avalizar' esta nossa abordagem, trazer ao 'palco dos acontecimentos' outro grande mestre, Karl Popper e uma sua célebre ideia-pensamento: "O nosso universo é emergente, é parcialmente causal, parcialmente probabilístico e parcialmente aberto ou indeterminado".

Como acabou por ser (tão) gratificante ter 'escutado' o nosso grande companheiro e mestre Jorge Araújo, e como continuaria a ser (muito)) importante que o mais completo desporto de equipa: o basquetebol (!) pudesse assiduamente contar com a sua marcante e apaixonante presença!

Já ouvimos alguém comentar - sorry..., pela inconfidência, ainda que sem revelar a origem: Contaríamos com a presença de Deus!

Regressaremos a 12 de novembro com mais uma - a antepenúltima - referência a Luís do Ó.

Até lá, com aquele abraço fraterno.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária