Assim que soube, através do seu amigo José Mário, que o Planeta Basket iria fazer uma singela homenagem ao Professor Hermínio Barreto, logo o Fausto Santos quis prestar o seu depoimento. Muitas mais pessoas, certamente se soubessem desta iniciativa,
estariam dispostas a escrever umas palavras sobre essa figura humana ímpar que é o Professor Doutor Hermínio Barreto. Hoje começamos pela homenagem espontânea de Fausto Santos:
“O Hermínio Francisco Xavier Barreto, nascido em Quelimane a 24 de Junho de 1935, é sem dúvida das maiores lendas do basquetebol lusitano. E nós, mais tu Zé Mário, do que eu, somos intérpretes, pois jogámos com ele e fomos treinados por ele. Além de que sempre foi como homem, além do desporto, uma excelente pessoa e um extraordinário companheiro.”
Durante os próximos 10 dias publicaremos o testemunho de familiares, amigos, figuras e lendas do nosso basquetebol, que fizeram questão de homenagear o Professor. Uma característica é inerente aos depoimentos que iremos publicar a sua elegância, como jogador, como treinador e acima de tudo como extraordinário ser humano.
Comentários
Quero também agradecer ao prof. San Payo Araújo pelo seu forte envolvimento para o sucesso desta merecida homenagem à nova Lenda do nosso basquetebol.