Minibasquetebol ou minibásquete?
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC ÁRBITROS ARTIGOS DIVERSOS Minibasquetebol ou minibásquete?

Minibasquetebol ou minibásquete?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 10
FracoBom 

Minibasquetebol ou minibásquete?“Diga minibásquete e não minibasquetebol. Minibásquete quer significar precisamente que este jogo é uma coisa e o basquetebol é outra.”
Mário Lemos

Esta é uma frase. que frequentemente cito e que marcou para sempre as minhas convicções de como deveremos, na minha opinião, encarar o minibásquete. O minibásquete não é o “basquetebol bonsai.” Não é uma questão de pegarmos numa máquina e conseguirmos reduzir e pôr em ponto pequeno o campo, a bola, as tabelas, os cestos e os jogadores, tudo em ponto pequeno, tudo em miniatura.

E não é uma questão de pôrmos tudo em ponto pequeno, pela simples razão, que um adulto é um adulto e uma criança é uma criança. O pensamento, os interesses e as necessidades duma criança não são certamente iguais às necessidades e interesses dum adulto. Não compreender este simples facto é não compreender o que na minha profunda convicção deve ser o minibásquete.

No minibásquete o mais importante são as crianças esta atividade existe para servir o desenvolvimento das crianças e não o contrário, as crianças existirem para servirem o desenvolvimento da modalidade.

Nos 16 anos que fui responsável pela coordenação do minibásquete na Federação sempre defendi que o caminho para fidelizar mais crianças à modalidade era preocuparmo-nos com o desenvolvimento das crianças e que daí resultassem benefícios para a modalidade, nomeadamente, o seu crescimento e fidelização de número de praticantes. Não o inverso, o foco estar no desenvolvimento da modalidade e que daí resultassem, eventualmente, benefícios para as crianças.

O foco o caminho mais seguro para conseguirmos atrair e fidelizar tem de estar sobre as crianças. Por outras palavras, o minibásquete é uma atividade que existe para servir as crianças. As crianças não existem para servir o minibásquete. Não nos devemos esquecer que, se no basquetebol em Portugal, o principal papel do minibásquete é a captação e a fidelização e fomento de praticantes, então o plano de atividades da federação deve encontrar estratégias e promover atividades que fomentem esse objetivo.

Para além desta diferença conceptual entre minibásquete e minibasquetebol existem outras expressões que eu não gosto de utilizar, e que normalmente não utilizo como: Concentrações de minibásquete e a designação dos escalões por Sub-12, Sub-10 e Sub-8 e Sub-6. Mas essas considerações ficam para o próximo artigo.

Por hoje termino com uma breve explicação sobre a grafia da palavra. Já lá vão mais de vinte anos, quando o companheiro e amigo António Lopes, à época responsável pelo departamento de comunicação da federação levantou ao site Ciberdúvidas da Língua Portuguesa a questão da grafia da palavra minibasquete. Transcrevo excerto da resposta obtida: “A grafia adoptada/adotada até aqui em Portugal tem sido básquete (ex.: Vocabulário de Rebelo Gonçalves, Dicionário da Sociedade da Língua Portuguesa, coordenado por J. P. Machado). Nesta base, recomendo minibásquete.

 

Comentários 

 
0 #1 Mário Joel 28-02-2023 21:55
Infelizmente San Payo, os passos que se têm dado ultimamente, vão a maioria em sentido contrário aos princípios pedagógicos defendidos por si e pelo Prof. Mário Lemos. E o argumento é sempre o mesmo: aproximar o modelo de competição dos mais velhos na ilusão que assim se formará jogadores com mais qualidade. Puro engano! E as comparações esbarram sempre no" se olharmos aqui para os nossos vizinhos..."(esquecendo a diferença na taxa de praticantes, o desenvolvimento do verdadeiro Desporto escolar e o apoio ao associativismo sem comparação) Já temos seleções de S12 e campeonatos do mesmo escalão e uma baila de jogadores de clubes para clubes estimulando o assalto, o assédio e a campeonite desde tenra idade.
Sinceramente não me revejo em praticamente nada do que as associações e federação faz neste momento na formação e por isso resta-nos ser seletivos escolhendo para os nossos atletas sempre que possível o contexto que dedendemos
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária