Ensinar e treinar jovens (2)
 
Faixa publicitária
Localização: HOME ENTRETENIMENTO ARTIGOS ESPECIAIS Ensinar e treinar jovens (2)

Ensinar e treinar jovens (2)

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 2
FracoBom 

Ensinar e treinar jovens (2)Numa abordagem fenomenal/experiencial, quem joga são os jogadores, não os treinadores. Aliás bem evidente quando Luís Umbelino, (Faculdade de Letras de Coimbra, Fenomenologia e Ontofenomenologia da profundidade, em Merleau-Ponty), refere que a solução pretendida “apenas se desvenda quando vivida”.

Como todos sabemos (e em diferentes alturas também todos o fizemos!), convencemo-nos que bastava dizer o que fazer, propor como se faz, etc. e não é esse o caminho. Temos de permitir aos jovens irem “aprendendo a fazer, fazendo” com o nosso acompanhamento e feedback proporcionando-lhes a reflexão necessária. Só essa via permitirá que incorporem gradualmente os hábitos, (a sabedoria/memória corporal e comportamental), que requerem para poder jogar e competir.

Como também é em absoluto necessário que as equipas que preparamos se confrontem ao mais alto nível, (e o mais cedo possível!), com as dificuldades que a competição lhes coloca em termos de intensidade de jogo, rapidez de tomada de decisão, solicitação condicional, pressão defensiva e ofensiva, etc. Resumindo, só “treinando como se joga” se pode jogar de modo eficaz contra as dificuldades contidas na competição de alto rendimento.


Jorge Araújo
Presidente da Team Work Consultores

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária