Gostar da modalidade
 
Faixa publicitária
Localização: HOME FUTURO O NONO LUGAR Gostar da modalidade

Gostar da modalidade

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 16
FracoBom 

Gostar da modalidadeMais uma época está a findar e os clubes começam a reorganizar as suas equipas técnicas tendo em perspetiva a época seguinte. Nos escalões de formação e na gestão da distribuição dos treinadores pelos escalões há sempre duas perspetivas.

Uma das perspetivas é um treinador começar num escalão mais novo e acompanhar essa geração durante todo o seu crescimento até aos seniores. A outra perspetiva é haver uma identificação por escalão e o clube ter treinadores para os Sub-14 Sub-16 e Sub-18.

Estas duas perspetivas, tem como em todas as decisões que são tomadas, vantagens e desvantagens e muitas das vezes não são fáceis de conciliar. nomeadamente quando o coordenador do clube também tem de gerir as expectativas dos seus treinadores. Uns podem querer acompanhar a geração e outros querem treinar sempre o mesmo escalão. Há treinadores que gostam de acompanhar uma geração e há treinadores que apenas querem treinar Sub-14, outros que sentem mais à vontade para treinar os Sub-16 e treinadores que claramente estão mais vocacionados para os Sub-18.  Quando isso acontece surgem zonas de conflito de interesses.

Ao longo da minha vida de treinador já passei por todas as situações, e resultado da minha experiência, havendo como já referi, vantagens e desvantagens em cada uma das opções, eu gosto mais da segunda perspetiva do não acompanhamento muito prolongado duma geração. Foi para mim preocupante sentir nas gerações que acompanhei quatro ou mais anos, que o apego desses jogadores era maior ao treinador do que há modalidade. Senti que esse apego conduziu ao abandono de jogadores quando deixei de os treinar. Não fico indiferente por saber que os jogadores gostaram de mim, mas o mais importante é que gostem da modalidade.

É muito gratificante quando ensinamos e treinamos que os jogadores gostem dos seus treinadores. Contudo, muito mais importante é gostar de treinar e gostem do que fazem, resumindo gostem de jogar basquete. O pior cenário são os treinadores de formação, que até podem saber muito de basquetebol, mas que não criam empatia com muitos dos seus jogadores e que fazem com que os jogadores nem gostem deles e muito pior do que isso deixem de gostar da modalidade.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária