Ano novo, projetos novos!
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ENTREVISTAS Ano novo, projetos novos!

Ano novo, projetos novos!

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 9
FracoBom 

Ano novo, projetos novos!Ano novo, projetos novos, agora que estou reformado e sem compromissos institucionais estou a pensar fazer a história do minibásquete em Portugal desde março de 2000, mês em que foi reativado o CNMB até final julho de 2016,

data em que decidi deixar de ser o responsável pelo minibásquete. Este é o projeto, tenha eu forças e capacidade de o realizar, que ao longo do ano tenciono publicar aqui no Planeta Basket.

Ainda não decidi qual a organização que este projeto vai ter, se será por temas, ou por ordem cronológica. Para me basear em dados concretos pedi na federação os planos de atividades desde o ano de 1999/2000 até 2015/2016. É sempre um desafio e um risco ser juiz em causa própria, mas erro maior será não haver nenhum registo da atividade do que foi a evolução, crescimento e desenvolvimento do minibásquete após a reativação do CNMB em 2000.

Sei que o orgulho, como qualquer outro sentimento, tem os seus riscos. Tenho, por natureza, algum pudor em falar sobre o que consegui construir, com o envolvimento, colaboração e ajuda de muita gente, nos dezasseis anos que fui diretor técnico do minibásquete na federação. Contudo a falsa modéstia também pode ser como diz Jean de La Bruyère “o último requinte da vaidade”.

Como referi, é sempre difícil e delicado sermos juízes em causa própria, mas não tenho vergonha nenhuma em afirmar, que se a minha passagem pela federação, não trouxe mais valias nenhumas ao minibásquete, como os meus detratores e pessoas que não concordam com as minhas orientações, aberta ou mais veladamente insinuam, pelo menos sinto que tenho a grande virtude e o mérito de ter trazido o tema do minibásquete tão esquecido e ostracizado na modalidade na década de 90, para a ordem do dia no universo do basquetebol.

A título de exemplo, antes de 2000, não existia ou tinha desaparecido na federação o cargo de diretor técnico exclusivo para a área do minibásquete. Os cursos do Nível 1 não tinham tido conteúdos destinados ao minibásquete, nunca tinham existido clinics internacionais destinados apenas ao minibásquete. Muito mais poderia referir, mas estes temas e outros serão abordados no projeto que tenho em mente. Não vai ser uma tarefa fácil e terá sempre inevitavelmente o cunho de alguma subjetividade.

Na certeza, porém, que ninguém faz nada sozinho, tudo o que nesses 16 anos foi alcançado, não foi obra minha, foi trabalho de muita gente que felizmente consegui motivar e mobilizar para realizar os muitos eventos, entre os quais destaco, em dezasseis anos os 28 jamborees nacionais e a construção da Festa do Minibásquete em Paços de Ferreira.

Sendo a infância e principalmente a adolescência, a idade de ouro para se criarem amigos duradouros, durante este trajeto surgiram profundas amizades, pessoas que me abrem as portas das suas casas como se fosse família. Na minha idade pensava tal já não ser possível acontecer.

A todos os meus novos amigos e a todos os que nesses 16 anos me ajudaram e acompanharam o meu enorme obrigado. Viva o minibásquete e obrigado pelas amizades que este me proporcionou.

 

Comentários 

 
+2 #1 João Ribeiro 10-01-2024 06:59
Meu caro Amigo San Payo, se na vida podem existir críticas gratuitas e pessoas que discordam dos teus pontos de vistas (e que são bem vindos porque intensificam a necessidade de melhorar e corrigir), também podem existir manifestações de "vaidade", orgulho próprio pela trabalho realizado e reconhecimento de pessoas importantes que ajudaram a dar vida ao processo. Nesse sentido, e porque beneficiei muito do teu trabalho realizado enquanto Diretor Técnico para o Minibasquete, entre 2005 e hoje que irei numa aula de EDF recorrer a atividades por ti criadas, sou o primeiro a enaltecer a tua ideia e o teu novo projeto. Saber registar e sistematizar o passado significa criar possibilidades de entender o presente e criar possibilidades de se jogar para um futuro melhor. Assim as pessoas queiram o primeiro trabalho está feito e facilitará certamente as etapas seguintes. Os meus parabéns pela iniciativa, pois acredito que é melhor fazer algo mesmo com vaidade do que criticar sem ter feito nada.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária