Uma reflexão ou uma questão?
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES CANTO DO TREINADOR MINIBASKET-ARTIGOS Uma reflexão ou uma questão?

Uma reflexão ou uma questão?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 7
FracoBom 

Uma reflexão ou uma questão?Depois de um ano histórico para o basquetebol nacional, que a modalidade tem a obrigação de saber potenciar, infelizmente, em 2026 não teremos nenhuma seleção da formação a disputar a divisão A dos campeonatos da Europa.

Historicamente desde que a FIBA Europa se emancipou da FIBA Mundial e começou a organizar Campeonatos da Europa para os escalões de Sub-20, Sub-18 e Sub-16 masculinos e femininos, já lá vão mais de 20 anos, Portugal, ao contrário de todos os outros escalões, nunca conseguiu subir à Divisão A nos Sub-18 masculinos.

Já lá vão quase 20 anos, quando a seleção dos Sub-18 masculina alcançou a sua melhor classificação. Foi o quinto lugar alcançado em 2006. Porque será que, ao contrário de todas as seleções, os Sub-18 masculinos nunca conseguiram ascender à divisão A? Penso ser esta uma pergunta, que nos deve a todos fazer refletir.

Salvo melhor opinião, quando penso neste facto, fico sempre com a sensação, que para além de outros fatores, que certamente também existirão, três razões poderão contribuir para esta situação.

Por um diverso conjunto de motivos, que não vou agora expor, penso que talvez os campeonatos europeus dos Sub-18 masculinos, sejam os mais equilibrados e competitivos. Mas esses motivos passam por fatores externos ao basquetebol nacional.

Já os outros dois motivos, que estão intimamente ligados um ao outro, já são questões internas. No escalão dos Sub-18 masculinos verifica-se uma grande concentração dos praticantes mais promissores em poucos clubes, aqueles que mais apostam em ter equipas que possam vencer o campeonato nacional. Essa aposta tem como tudo na vida vantagens e desvantagens. A vantagem é que em circunstâncias normais esses clubes oferecem melhores condições de treino, como tal, pelo menos teoricamente, maior possibilidade de evolução.

Contudo essa concentração em poucos clubes transforma o campeonato nacional de Sub-18 no campeonato menos competitivo de todos os campeonatos. Raramente os jovens que estão nesses clubes têm jogos difíceis durante praticamente toda a época.

Muitas vezes o campeão nacional dos Sub-18 não perde um único jogo a época inteira. Também já aconteceu que o vice-campeão nacional perdeu apenas um único jogo, o último jogo da época, o jogo em que foi decidido o título. Este facto leva à circunstância que estes jovens, se por um lado têm melhores condições de treino, por outro lado não ficam com o hábito de superação.

Neste panorama o exemplo do ano passado do Gumirães, foi de certa maneira, uma surpresa total, pois aqueles jovens para chegarem à final 4 do campeonato nacional, apenas como se costuma dizer com prata da casa, tiveram durante toda a época de se superarem.

Sei que estas ideias não são verdades absolutas, nunca me considerei dono da verdade, não são mais do que reflexões, mas como costumo dizer se me apresentarem outros motivos, não sou surdo e estarei, certamente atento, mas gosto mesmo muito de pensar pela minha cabeça.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária