Um jogo entusiasma as crianças e que pode ser utilizado para explorar conteúdos tácticos e situações do jogo de basquetebol. Uma das coisas que mais me surpreendeu em Cabo Verde foi a vitalidade e resistência das crianças caboverdianas.
Com base na observação directa e indicadores simples, como o número de crianças obesas e a frequência com que me pedem parar ou para ir beber água, fiquei com a nítida sensação que, as crianças daquele arquipélago, tem uma vitalidade e resistência completamente diferente das crianças europeias, nomeadamente as portuguesas.
Num dos meus próximos artigos irei escrever mais sobre a minha experiência em Cabo Verde. Hoje vou falar de um dos jogos apresentados que mais sucesso teve, nomeadamente na ilha da Boa Vista onde existem as primeiras tentativas para organizar o basquetebol. Estou a falar do jogo do “beisebásquete”.
Foi impressionante o entusiasmo que este jogo suscitou e que me permitiu observar comportamentos diferentes nas reacções que este jogo provoca entre as crianças portuguesas e caboverdianas, que de um modo geral, nomeadamente a equipa que recebe a bola passou, mais rapidamente a ser cooperativa.
Assimilado o funcionamento e regras do jogo, este pode e deve ser utilizado pelos treinadores para dar diversas noções que tem aplicação directa no jogo de basquetebol. Exemplificando o que acabo de dizer, para a equipa que está dentro de campo, este jogo pode ser utilizado como uma maneira de explorar formas mais rápidas de transição da defesa para o ataque, sem oposição. E foi curioso verificar como os jovens da ilha da Boa Vista, compreendida a dinâmica do jogo, sem a minha intervenção rapidamente abandonaram o comportamento de quem agarrava a bola vir em drible para o cesto para lançar, para um comportamento de cooperação, encontrando estratégias de passe que facilitassem uma finalização mais rápida.
Se não conhece o jogo, que já foi em tempos divulgado no Jornal de Basquetebol da FPB, para perceber melhor as minhas palavras leia o exercício e as sugestões de exploração de conteúdos tácticos, que são publicadas pela primeira vez.
O exercício - Beisebásquete.