Polónia demolidora nas tabelas
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SUB-18 FEMININOS Sub18 Femininos: Noticias Polónia demolidora nas tabelas

Polónia demolidora nas tabelas

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
Ludwigsburg (Alemanha) – Na jornada inaugural do Torneio das 4 Nações que hoje começou nesta cidade alemã, a selecção nacional de Sub-18 femininos perdeu com a congénere polaca por 90-62, com 43-29 ao intervalo. Na outra partida, em que Ana Miramon foi árbitro principal, tendo realizado bom trabalho, a Alemanha venceu a Holanda por 57-54.

As portuguesas aguentaram-se até à entrada do minuto 6, quando Ana Filipa Moreira (11 pontos e 80% nos duplos) acertou o seu único triplo, reduzindo para 12-9. Daí até final do 1º quarto houve um bloqueio global do seleccionado luso que, perdendo claramente a luta das tabelas (63-31 ressaltos no final da partida), sofreu um parcial de 12-0. Sem peso nem altura para incomodar as atléticas e possantes polacas (7 acima do 1.80m, tendo uma delas 1.98m), as comandadas de Kostourkova permitiram 34 ressaltos ofensivos às adversárias, o que naturalmente as desgastou, contribuindo para uma quebra anímica e consequente falta de discernimento nas movimentações atacantes em que desperdiçámos várias situações de superioridade numérica. Mesmo assim com um prejuízo de 15 pontos no 1º período (24-9), as nossas representantes reagiram da melhor maneira, obrigando mesmo o treinador polaco a pedir um desconto no minuto 14 (28-20) para travar a recuperação lusa. Independentemente dos sucessivos erros cometidos (26-26 turnovers), Portugal equilibrou as operações no 2º quarto (19-20), indo para o descanso com uma desvantagem de 14 pontos.

No 3º período, 3 triplos de Maria João Andrade (11 pontos e 3 roubos) não permitiram que a selecção polaca disparasse no marcador, o que só veio a acontecer no último quarto, já depois desta jogadora ter sido excluída (minuto 27), aos 63-44. Com as duas postes já desqualificadas, a tarefa das pupilas de Kostourkova tornou-se bem mais complicada, o que levou a Polónia a chegar aos 30 pontos à maior (90-60), tendo Sara Oliveira (10 pontos, duas assistências e um roubo) fixado o resultado final (90-62), a 3 segundos do termo.

Na selecção lusa, o jogo interior revelou muitas lacunas, não tanto nos aspectos ofensivos (no conjunto as nossas postes somaram 28 pontos), mas falharam redondamente no ressalto (11 no total), pois as nossas melhores ressaltadoras acabaram por ser Maria João Correia (14 pontos, 2 triplos, 7 ressaltos, 3 roubos e uma assistência), que desapareceu do jogo na 2ª parte não tendo marcado qualquer pontos e Daniela Domingues (6 ressaltos).

No conjunto polaco, destaque para a extremo Malgorzata Misiuk (15 pontos, 18 ressaltos sendo 7 ofensivos, 4 roubos, 3 assistências e 1 desarme de lançamento) e para a poste Marta Oledzka, com 1.98m (16 pontos, 7 ressaltos e 2 desarmes de lançamento), as grandes desequilibradoras, para as quais não tivemos argumentos.

No final, a seleccionadora Mariyana Kostourkova fez a análise do encontro: "Não estava à espera de uma Polónia mais forte do que a que esteve em campo. Sempre acreditei que éramos capazes de fazer melhor. Tivemos muitas dificuldades no jogo interior. É impossível ganhar a uma equipa mais alta quando não sabemos tomar a melhor decisão, mesmo em situações de vantagem numérica. Falhámos no ressalto, elas ganharam-nos mais ressaltos ofensivos do que nós no total. Todavia acredito que nos podemos aproximar do nosso real valor e espero que possamos fazer 2 jogos equilibrados frente à Alemanha e à Holanda."

Ficha de Jogo

Polónia (90) – Dziwinska (11), Ratajczak (6), Misiuk (15), Mistygacz (13) e Oledzka (16); Cacimiro (1), Banasiak (4), Bandik (12), Zientara (5), Idziorek (4) e Formella (3).

Portugal (62) – Michelle Brandão, Maria João Correia (14), Daniela Domingues (2), Maria João Andrade (11) e Ana Antunes (4); Ana Filipa Moreira (11), Filipa Bernardeco (4), Sara Oliveira (10), Telma Fernandes (4), Inês Faustino (2) e Felicite Mendes.

Por períodos: 24-9, 19-20, 24-21, 23-12

Árbitros: Fritz e Filipovic (Alemanha)

Calendário da 2ª Jornada (domingo):

Alemanha x Portugal  16.00 horas

Holanda x Polónia  18.30 horas
Arquivo: Selecções SUB-18 Femininos
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária