Quem é José Alberto?
 
Faixa publicitária
Localização: HOME JOSÉ ALBERTO Quem é José Alberto?

Quem é José Alberto?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 4
FracoBom 

altEsta semana, o Planeta Basket vai dar o devido e merecido destaque a um dos melhores jogadores do basquetebol Português do século passado. Referimo-nos a José Alberto, jogador que marcou uma época no nosso basquetebol.

Para os que dele se lembram, esta semana será um autêntico “regresso ao passado”. Para os que dele apenas ouviram falar, esta é uma oportunidade de o ficar a conhecer melhor. E para os que nem sabem quem foi José Alberto, esta é a melhor forma de aprender algo mais sobre a história do nosso basket.
 
altJosé Alberto Coelho da Costa foi um dos melhores basquetebolistas Portugueses de sempre, tendo marcado uma época no basquetebol em Portugal.
 
Nasceu em Janeiro de 1938 e nove anos mais tarde tinha início a sua ligação ao basquetebol, modalidade que o viria a distinguir como atleta de eleição. Foi no GD Tabacos que José Alberto deu os primeiros passos da sua carreira e volvidos apenas dez anos, estreou-se na selecção nacional defrontando a selecção de Marrocos em Casablanca.
 
altEra Dezembro de 1957, tinha José Alberto 19 anos.
 
Em seguida, veio a mudança para o Sport Lisboa e Benfica, clube que representou como atleta, durante 17 temporadas. A estreia com a camisola encarnada foi diante do Atlético Clube Portugal, encontro em que José Alberto concretizou 15 pontos.
 
José Alberto começou por jogar a poste. Tinha 1,86 metros e era considerado alto no seu tempo. Entretanto, com o passar dos anos e com a chegada de basquetebolistas mais altos para as posições interiores, foi-se afastando do cesto, passando por extremo até se tornar num base de eleição. Contudo, a sua aptidão para jogar em qualquer posição era notável, a sua rapidez e vontade permitiam-lhe defender os seus oponentes com eficácia e por falar em eficácia, que dizer da sua apetência para lançar, de qualquer lado do campo.
 
altAo longo das suas 17 épocas de águia ao peito, entre 1958/59 e 1974/75, José Alberto somou 6581 pontos em 588 desafios, 322 dos quais como capitão de equipa. Neste período conquistou 32 títulos oficiais, entre os quais, 6 campeonatos nacionais, 10 taças de Portugal, 7 campeonatos Metropolitanos e 9 campeonatos Regionais. Foi ainda internacional por Portugal em 12 ocasiões.
 
A nível de clubes competiu frente a alguns dos melhores clubes Europeus, nomeadamente Real Madrid, Panathinaikos, Estudiantes e Joventud Badalona. A nível interno, o Sporting CP foi o clube que mais vezes defrontou, nada mais nada menos que em 81 ocasiões.
 
altJosé Alberto foi ainda treinador, tendo orientado a equipa benfiquista por três vezes, duas delas como treinador-jogador (1967/68 a 1970/71 e em 1971/72). Só mais tarde, em 1978/79 e 1979/80, assumiu o cargo de treinador-principal do clube encarnado.
 
Foi ainda treinador do FC Barreirense e do CR Estrelas da Avenida, antes de se desligar oficialmente do basquetebol em meados da década de 80.

 

 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária