Goran Radonjic
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC ÁRBITROS ARTIGOS DIVERSOS Goran Radonjic

Goran Radonjic

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 

altNo fim do mês de Março, todos os campeonatos nacionais terminam antes dos play-off e cada clube quer fazer o seu o melhor.

Em França, a Liga Nacional de Basketball nunca foi tão interessante como este ano (nível de jogo mais fraco, mas a competição mais emotiva). A equipa de Asvel, líder de campeonato na França já perdeu até ao momento seis vezes e a luta pelos melhores classificações já se iniciou.
 
Em Portugal, é o oposto, o Benfica mostrou a sua superioridade e confirmou a sua boa forma no campeonato. Mas os play-off têm sempre uma componente especial pelo forte desejo de passar à fase seguinte. Este desafio obriga todos os árbitros a estarem bastante atentos, extremamente concentrados pois uma má decisão pode ter consequências importantes.
 
O Asvel, com um projecto para EuroLeague, deseja ser campeão de França sob orientação de Vicent Collet, também treinador da selecção francesa. O Asvel, tem como Vice-Presidente da direcção o NBA Tony Parker, que embora em terras americanas tem a promessa de 2,5 milhões de euro de novos patrocinadores. Com este forte apoio financeiro o Asvel poderá começar a pensar na participação da Euroliga.
 
Com os clubes portugueses distantes da Euroliga, a arbitragem estará presente com Luis Lopes e Fernado Rocha presentes na 1ª fase da Euroliga e Eurocup (antiga ULEB Cup). Ambos arbitraram 6 jogos da Euroliga, 4 jogos do Top 16 da Euroliga e 9 jogos da Eurocup. Mostraram muito bem o seu potencial e a sua qualidade e brevemente irão ter mais nomeações.
 
Os outros árbitros internacionais, também estiveram ao melhor nível durante a competição, em especial Sérgio Silva que obteve a honra de apitar no início de Abril, em Salamanca a Final 4 da Euroliga Feminina. (Não quero ser muito modesto, mas informo que devo de participar neste mesmo torneio com o nosso amigo Sérgio e posso dar-me por satisfeito dos numerosos jogos da Euroliga que já participei como comissário e observador).
 
Como eu, este ano, observei e dei boas notas pelas arbitragens do Luís Lopes e do Fernando Rocha, também vos prometo informar do nível da arbitragem do Sérgio Silva.
 
A equipa nacional de Portugal, assim como a de França, ainda não estão qualificadas para o Campeonato da Europa na Polónia, mas por outro lado estarão presentes no Eurobasket 2009 de 7 a 20 de Setembro de 2009. De entre 28 árbitros europeus presentes, irá estar Fernado Rocha, com um nível de arbitragem muito elevado, do agrado dos oficiais da FIBA, irá partir para Banquecoque na Tailândia para participar no 8º Campeonato do Mundo Feminino (sub19) durante 15 dias.
 
Deseja-se que represente bem a arbitragem portuguesa para os 3 torneios já nomeado assim como, aos árbitros que irão ser designados para os Campeonatos Europeus de Cadetes e Juniores.
 
Para todos os árbitros portugueses, assim como para todos os outros, além da obrigação permanente de apitar bem e de continuar a representar bem o seu país, como o fizeram anteriormente sendo respeitados por toda a Europa, António Coelho, Rui Valente, António Pimentel e muitos outros.
 
Não sei se estarão ao corrente, mas Rui Valente tem uma participação importantíssima num grupo de trabalho da FIBA sobre as perspectivas de jovens árbitros na Europa. Não se pode limitar aos árbitros portugueses.
 
Até breve, do vosso amigo
Goran Radonjic

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária