Espírito de equipa foi o nosso segredo
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC JOGADORES ENTREVISTAS Espírito de equipa foi o nosso segredo

Espírito de equipa foi o nosso segredo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 

altAo longo da época, Sérgio Ramos foi um dos pilares do sucesso encarnado. Benfiquista de convicção, regressou este ano a casa para ser campeão depois de ter passado por Espanha e Itália. Considerado por muitos como o melhor jogador português a actuar no Campeonato Nacional, numa entrevista a O JOGO deixa entender que o final de carreira já não é uma miragem e que o seu tempo na Selecção acabou. Mas quer continuar a ganhar de águia ao peito.
 
O Benfica fez uma época quase perfeita. Qual foi o segredo?
Foi o espírito de equipa. Apesar de termos 30 vitórias na fase regular, não foi uma época fácil. Tivemos um percalço na Taça de Portugal, contra a Ovarense. Foi o único jogo que perdemos contra eles, mas que custou um troféu. Mas aprendemos com os erros e ficámos mais fortes. Preparámos bem a equipa para esta fase final.
 
Qual foi o momento mais difícil?
O terceiro jogo contra o FC Porto, que era de vida ou de morte, e a eliminatória contra a Académica. Fizeram um excelente play-off e comportaram-se como verdadeiros campeões.
 
Esperava uma final que acabou por ser fácil, resolvida em quatro jogos?
Não foi fácil. O campeonato decidia-se neste mês e esforçámo-nos imenso. Nos quatro jogos que ganhámos, a Ovarense marcou sempre cerca de 60 pontos, o que diz bem da nossa qualidade defensiva.
 
E o futuro, como vai ser?
Renovei agora contrato por mais um ano. Vou continuar com o projecto e espero que a maioria dos jogadores se mantenha. Temos campeonato, Taça e Supertaça, e este projecto tem tudo para continuar. O Benfica está a fazer um esforço para apostar nas modalidades, e devemos agradecer isso ao presidente Luís Filipe Vieira.
 
Qual foi o melhor momento da época?
O facto de termos sido campeões.E o pior?A derrota na Taça de Portugal.
 
A medalha de campeão teve algum destino especial?
A minha mãe, que estava na bancada de Ovar.
 
Depois de uma época deste nível, o regresso à Selecção é uma possibilidade?
Não, já é um capítulo encerrado. Há colegas meus que cumprem bem a missão e ocupam a mesma posição que eu. Já vou fazer 34 anos, e o meu tempo passou na Selecção. Desejo-lhes a maior sorte e que consigam o apuramento para o Europeu.
 
Foi abordado por alguém da federação no sentido de voltar?
Falei com o seleccionador, Moncho López. Expus-lhe as minhas razões, ele compreendeu e desejou-me sorte, e eu a ele. Foi um capítulo encerrado, agradeço a chamada do seleccionador, mas deixei a equipa há dois anos e já não tem lógica nenhuma voltar.
 
Está arrependido de ter saído?
Não, encerrei quando tinha de o fazer, numa fase final do Europeu. Gostava de ter jogado mais e ter contribuído mais a nível individual, mas não foi possível devido às circunstâncias. Mas deixei a Selecção por motivos familiares e, aos 34 anos, já não faz sentido estar lá.
 
Este foi o primeiro campeonato depois do final da Liga. Que balanço faz?
O nosso basquetebol tem de ser de exportação e, por isso, de formar jogadores. Não temos capital financeiro para trazer os melhores e por isso temos de apostar na formação. A medida de limitação a três estrangeiros é positiva. Tivemos a infelicidade de estar o Ben Reed lesionado, mas ganhámos o campeonato só com um jogador estrangeiro no cinco-base. Quer dizer que há portugueses de qualidade.
 
Alguns dos titulares já se conheciam da Selecção. Foi um dos segredos do título?
Obviamente. O facto de grande parte da equipa ser portuguesa ajudou-nos a dizer na cara as coisas que sentíamos. Isso ajudou-nos a crescer. Com os estrangeiros, talvez devido ao seu carácter, isso é mais difícil. Principalmente a nível defensivo, demos um salto enorme desde o início da época até agora. E um dos factores foi esse: o espírito de equipa e o dizermos as coisas na cara.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária