As meias-finais ali tão perto
 
Localização: HOME

As meias-finais ali tão perto

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 

altFoi um dia amargo para as cores portuguesas no Europeu de sub 16 feminino que se disputa na Estónia. É que apesar da vitória de hoje frente à Bósnia-Herzegovina por 69-56 , a selecção nacional acabou afastada das meias-finais, em virtude da derrota da Holanda diante da Dinamarca por 71-73. A equipa de Ricardo Vasconcelos ficou a um pequeno passo da subida à divisão A e terá de se contentar com a disputa dos lugares do 5º ao 8º.
 
Relativamente ao jogo de hoje diante da Bósnia, a tarefa das jovens portuguesas não foi nada fácil e Portugal esteve mesmo a perder durante praticamente toda a primeira parte. É certo que a máxima vantagem que a Bósnia alcançou foi de 6 pontos (7-13), mas apesar da proximidade do resultado, a equipa lusa só conseguiu passar para a frente aos 28-25, a cerca de minuto e meio do intervalo.

Portugal entrou melhor no 3º período, chegando rapidamente aos 7 pontos de vantagem (40-33). No entanto, a Bósnia reagiu e voltou a passar para a frente do marcador já perto do final do período (44-46), o que obrigou o treinador Ricardo Vasconcelos a parar o jogo. E em boa hora o fez, pois nos 90 segundos que faltavam jogar no período, 2 triplos consecutivos de Maria Barros e outro de Joana Jesus colocaram Portugal a vencer por 53-46.

As jovens lusas não abrandaram o ritmo e empolgadas pelo acerto do seu jogo ofensivo aumentaram ainda mais a vantagem para 57-46, antes que as bósnias voltassem a acertar com o cesto. Contando com Jessica Almeida inspirada (23 pontos e 8 ressaltos), as jovens portuguesas fugiram finalmente no marcador, acabando com as esperanças de uma equipa Bósnia, que teve na sua poste de 1.95m, Nikolina Milic (29 pontos e 16 ressaltos), a MVP do encontro.
 
Veja aqui a estatística deste jogo em pdf, aqui
 
Mesmo com o triunfo neste jogo, restava a Portugal aguardar pelo desfecho do Holanda-Dinamarca. É que em caso de vitória dinamarquesa, Portugal iria parar ao 3º lugar do grupo, devido à diferença pontual num desempate a três. Infelizmente para nós, a Holanda perdeu a invencibilidade na prova e Portugal acabou relegado para o terceiro lugar do grupo F e para a discussão dos lugares do 5º ao 8º.
 
É sem dúvida um castigo pesado para uma equipa que apenas perdeu um jogo em toda a competição, mas a pesada diferença pontual da derrota com a Holanda acabou por ditar este triste fado. No entanto, o campeonato ainda não acabou e cabe às nossas jovens continuar a lutar e a dignificar a camisola do nosso país. Já que vamos numa série de 4 vitórias seguidas, porque não chegar às 6 e terminar o campeonato da melhor forma. Fica aqui lançado o desafio às pupilas de Ricardo Vasconcelos!
 
O próximo jogo terá lugar no sábado diante da Letónia, última classificada do grupo E. estando em causa a presença no jogo de atribuição do 5º e 6º lugar.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária