
1930 - O primeiro “tri” de Lisboa
Nem sempre no basquetebol a organização administrativa obedeceu à lógica distrital. No distrito de Lisboa chegaram a existir três Associações.
|
Nem sempre no basquetebol a organização administrativa obedeceu à lógica distrital. No distrito de Lisboa chegaram a existir três Associações.
Os confrontos quer de clubes quer de selecções regionais, quer de selecções nacionais com os “nuestros hermanos” vem de longa data e com esmagadora vantagem para as equipas espanholas.
Não são de agora as polémicas e as dissensões e divisões entre as gentes e os clubes de Basquetebol, contudo para bem do basquetebol tudo vai bem quando acaba bem como foi o caso dos primórdios da Associação.
Como os tempos mudaram e permanecem. Permanecem, porque de volta e meia lá vem ao de cima conflitos, mudaram porque actualmente é impensável,
A ideia de um campeonato nacional de lance livre que agora a Federação quer retomar para os mais jovens não é uma ideia nova. Esta ideia sobre formatos e regulamentos diferenciados remonta há época de 1939/40.
O Pavilhão dos Desportos de Lisboa, actualmente Pavilhão Carlos Lopes, foi em 1947 Lisboa palco do 1º Torneio Ibérico de uma competição. Levando em consideração os clubes envolvidos este evento seria impensável nos dias de hoje.
Não é nosso propósito narrarmos apenas as páginas douradas do basquetebol lisboeta, pelo que deste ano relataremos o primeiro encontro regional do país um Porto x Lisboa,
Carlos Lisboa não necessita de apresentações. Carlos Lisboa é indubitavelmente o maior jogador de basquetebol de todos os tempos em Portugal.
A dificuldade que muitos clubes sentem de obter espaços para treinar e realizar os seus jogos não é de agora, ela faz parte da história dos clubes da Associação de Basquetebol de Lisboa.
Noticia | Autor | Data | Visto |
Administrador | 2017-03-23 | 1801 |
Administrador | 2017-03-22 | 25938 |
Administrador | 2017-03-20 | 1841 |
Administrador | 2017-03-17 | 1368 |
Pág. 10 de 11