Liderança para jovens

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João RibeiroO tema que vos trago vem a propósito de uma área muito em voga no meio empresarial e que tem sido tema explorado pelo Prof. Jorge Araújo em inúmeros escritos,

livros e comunicações – Liderança e trabalho de equipa. Da leitura dos contributos, de um ex-treinador, dados a todos aqueles que lideram grupos/equipas de trabalho, emergiu no meu pensamento a ideia de que também o Desporto Infanto-Juvenil poderá beneficiar de ferramentas capazes de desencadear uma liderança positiva.

Em alguns dos momentos de formação em que tive o privilégio de poder aprender com o Prof. Jorge Araújo, ficou retida a ideia de que o Treinador deverá ser um líder de opinião. Opinião essa que deverá ser forte o suficiente para fazer convergir todos os que integram uma equipa em prol de objetivos comuns.

Certo é que as crianças e jovens apresentam, em estádios diferentes, uma tendência comportamental diferente. Porém, quem os conduz num processo de formação desportiva, persegue certamente objetivos formativos e educativos adequados à faixa etária da população alvo da sua atuação. Sendo o Treinador uma figura importante na formação do praticante é igualmente um líder, que pelo seu exemplo e pelo que defende, procura modificar comportamentos.

Perante este quadro conceptual seria importante que se adequassem princípios e comportamentos para que o treinador de jovens ficasse capacitado para efetivamente exercer influência positiva nos seus atletas. Na formação geral de um treinador de grau 1 são abordados conteúdos que orientam o candidato a entender o desporto juvenil como um contexto particularmente sensível.

A Filosofia do Treinador de Jovens é o suporte teórico-prático capaz de guiar o treinador ainda inexperiente. Todavia, ao longo da sua atividade surgem problemas e situações que merecerão ferramentas para os resolver – coesão do grupo, conflitos, objetivos. São alguns dos temas que poderão merecer a atenção em formações contínuas dedicadas a ajudar jovens praticantes.

Creio que quando o Desporto Juvenil for entendido como um meio efetivamente útil e complementar na educação infanto-juvenil, tudo se fará para se prepare o futuro de outra forma. Até lá ficam as ideias

 

 
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