Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ENTREVISTAS Formação séria com divertimento

Formação séria com divertimento

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 13
FracoBom 

altA semana do basquetebol canadiano continua aqui no Planeta Basket, hoje com uma entrevista a Ron Yeung, responsável federativo pelo programa de minibásquete.

Como explicado ontem, o Steve Nash Youth Basketball é desenvolvido pela Federação Canadiana de Basquetebol, de forma a poder angariar mais jovens e promover o basquetebol como opção de vida saudável. Ron Yeung explica-nos tudo o que é preciso saber sobre este interessantíssimo programa.


O Steve Nash Youth Basketball (SNYB)é um enorme investimento no basquetebol jovem.  Tem-se sentido no Canadá alguma dificuldade para encontrar novos jogadores e adeptos?
Este programa é parte de uma estratégia bem maior para o desenvolvimento do basquetebol no Canadá. Como parte da missão federativa para “fazer crescer” o jogo, este projecto serve para incrementar a participação na base e alargar o número de praticantes nos níveis mais baixos da pirâmide.

Neste momento, o basquetebol está classificado em segundo lugar em termos de popularidade e crescimento entre os jovens do Canadá. O desenvolvimento de um bem estruturado programa é a solução para promover a necessidade crescente de novos atletas para este desporto. As premissas do SNYB focam-se no divertimento e no tornar a experiência agradável, com ênfase no treino apropriado para as diferentes fases do desenvolvimento dos jovens atletas. É especificamente designado para um desenvolvimento global do desportista através do basquetebol,  quer seja físico, mental ou no que toca a ferramentas para a vida. A nossa esperança é que todos os participantes recebam o treino apropriado, o que deverá produzir atletas bem preparados e com uma paixão duradoura pelo basquetebol.

O projecto do SNYB é flexível na sua natureza, para que permita os participantes locais a adaptarem-no e implementarem-no nas suas comunidades, mantendo sempre presentes os princípios e filosofia do programa. Desde que o criamos, a participação dos jovens tem sido cada vez maior, em todas as regiões do país.

Quantos jogadores federados existem no Canadá?
Baseado nos números do Relatório da Comissão de Desportos do Canadá, existem cerca de 155000 jogadores e treinadores de basquetebol no nosso país.

Em traços gerais, como funciona este programa?
O SNYB trabalha com organizações comunitárias, clubes, escolas e outras instituições, para oferecer um programa de desenvolvimento do  basquetebol  para os jovens .

O modelo do SNYB foi estabelecida após uma extensa pesquisa de programas comunitários existentes de basquetebol na América do Norte,  seguindo as directrizes do Modelo de Desenvolvimento do Atleta Canadiano (LTAD). O objectivo do programa é permitir aos participantes a oportunidade de maximizar o seu potencial, promovendo a importância do basquetebol na juventude como um veículo para construir o carácter, disciplina, auto-estima e espírito desportivo.

O SNYB visa proporcionar um sistema de desenvolvimento consistente e sistemático ao nível das bases, em todo o Canadá. Ao  envolver-se com o programa, os membros estão directamente relacionados com os organismos nacionais e provinciais. O programa trabalha continuamente com os administradores do programa para formar técnicos de acordo com as necessidades dos jovens atletas e proporcionar-lhes os recursos educacionais  mais recentes.

Juntamente com uma experiência que lhes permite desenvolver os fundamentos do basquetebol e ensinamentos para a vida, todos os participantes inscritos também recebem diversos itens em cada época. Estes incluem equipamentos, uma bola de basquetebol, um cartaz, uma  bolsa e um certificado de participação.

O que torna o programa SNYB original, entretanto, é que não são apenas os atletas que terão benefícios, os treinadores e os pais irão encontrar vantagens também. Todos os pais recebem um Guia Parental após o registo, uma ferramenta educacional para entender as fases adequadas do LTAD, bem como o papel que eles desempenham na experiência desportiva dos seus filhos. Os treinadores são certificados através da National Coaching Certification Program (NCCP), dispondo ainda  de um Manual de Treinador, que inclui um currículo e planos de aula actualizados para cada temporada.

A Federação Canadiana compreende a necessidade de um programa bem estruturado de desenvolvimento do basquetebol, e mais importante, a necessidade de técnicos qualificados. Nós acreditamos que o programa SNYB tem a plataforma para oferecer tudo isso e trazer um impacto duradouro para a juventude e todos os envolvidos na comunidade.

Quais são os objectivos do programa?
A nossa visão é criar oportunidades para crianças entre os 5 e os 13 anos que, no Canadá, possam: jogar basquetebol, aprender a  jogar com técnicos e programas qualificados, aprender a competir de forma positiva e num ambiente seguro e apoiado, e aumentar a saúde no país.

Criando o SNYB, o objectivo é introduzir o basquetebol num fórum que permita o desenvolvimento com sucesso das capacidades dos nossos jovens. Quando um jovem atleta experimenta o sucesso, ele está também a divertir-se.

Os cinco objectivos chave do SNYB são: promover a participação, educar os jovens, permitir a progressão deles enquanto atletas, desenvolver o treino e a arbitragem, construir carácter associado ao jogo do basquetebol.

Quem são os treinadores do SNYB? E como é que eles são formados para ensinar o jogo?
Os treinadores do programa podem ser pais, antigos jogadores, professores ou qualquer pessoa que tenha uma paixão pelos jovens e pelo basquetebol. Enquanto alguns dos treinadores poderão ter um vasto conhecimento do jogo, outros poderão ter menos experiência, mas participar com ânimo e gosto neste programa.

O principal foco do programa é desenvolver e investir em treinadores preparados, dedicados, competentes, entusiastas e com valores. Muitas oportunidades existem para treinadores voluntários que queiram participar em workshops e clinics relacionados com o NCCP. O programa continuará centrado nos participantes e é suportado por treinadores formados e administradores locais.

Quais são as formas de promoção deste programa e os custos associados?
O SNYB é promovido pelos governos das respectivas províncias por todo o Canadá. Enquanto continuamos a lutar para encontrar patrocinadores e outros fundos que permitam uma maior divulgação através da televisão e dos mass media, confiamos nas nossas extensões provinciais para que divulguem nas suas comunidades, para além de utilizarmos os meios tradicionais como websites, posters, flyers e o passa palavra. Com o surgimento das redes sociais, plataformas como o Facebook, o Twitter e blogues de basquetebol, permitem um ainda maior espalhar da palavra a custos mínimos.

Como é que este programa se coordena com a evolução destes jogadores nos outros escalões de formação?
Neste programa visamos a excelência no desenvolvimento dos atletas, de modo a criar as bases de jogo e de atitude que pensamos necessárias para ter sucesso no futuro. O último objectivo é permitir, claro, que estes jogadores possam representar o país internacionalmente, através das selecções de cadetes, juniores, selecção pré-profissional e a equipa principal do Canadá.

A formação no Canadá segue o modelo do Estados Unidos, com os jogadores a jogarem em equipas de Liceu e Universitárias?
Sim, o sistema é muito similar. O jovem atleta começa por jogar em torneios organizados na sua comunidade ou em ligas de cidade. Quando amadurecem, passam a jogar por equipas elite de jovens e depois passam para as equipas dos Liceus, passando na fase seguinte para representar as suas Universidades. A grande diferença entre o Canadá e os Estados Unidos é o número da população. Com uma população bem menor do nosso lado, o ênfase é colocado na educação e desenvolvimento, ao contrário de estarmos apenas a escolher atletas de topo para fins competitivos.

Será possível virmos a assistir à criação de uma Liga Canadiana de Basquetebol profissional?
Eu acredito que, um dia, o Canadá terá a sua própria Liga de Basquetebol profissional. Com o crescimento deste desporto no nosso país, a criação de uma estrutura profissional está iminente. Por enquanto, o Hóquei no Gelo ainda é o desporto nacional. A minha ideia é que o desenvolvimento trará mais interesse do público e das empresas privadas, levando a mais fundos e patrocínios que viabilizarão uma liga profissional.

Qual é a relação entre a Federação Canadiana e os Toronto Raptors?
As duas instituições são parceiras, já que ambos procuramos fazer com que o basquetebol cresça no Canadá. O sucesso de uma organização está interligado ao sucesso da outra. A relação próxima que temos, permite a promoção de uma alargada base de adeptos, bem como o alinhamento de todas as partes interessadas da comunidade do basquetebol pelo Canadá.

Achas que é possível ter o SNYB promovido no estrangeiro, em países que estão em fase de desenvolvimento do seu basquetebol?
Os princípios e filosofias deste programa foram estabelecidos após uma longa pesquisa e procura das melhores práticas na América do Norte e pelo mundo inteiro. O conceito de um programa bem estruturado de desenvolvimento nacional de basquetebol que fala com a juventude, divertido, agradável e com formação adequada oferecida por treinadores certificados deve ser promovidos em todos os países. Enquanto o Steve Nash é um ícone no Canadá, outros países podem recorrer aos seus jogadores mais conhecidos, como o Yao Ming na China, o Andrew Bogut na Austrália ou o Dirk Nowitzki na Alemanha. A qualidade da programação, do treino, do currículo e dos seus modelos, é o que faz o SNYB ser único, em comparação com outros programas existentes.

 

 


Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária