Quem é o melhor base da NBA?
 
Faixa publicitária
Localização: HOME NBA NBA: Noticias Quem é o melhor base da NBA?

Quem é o melhor base da NBA?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 13
FracoBom 

altEsta está a ser uma temporada dos bases. São várias as equipas com grandes jogadores a dirigir os seus ataques e vários deles estão entre os melhores jogadores do ano até agora.

Entre veteranos como Steve Nash e Jason Kidd, jogadores que já se estabeleceram entre os melhores como Chris Paul, Deron Williams e Tony Parker e jovens emergentes como Rajon Rondo, Derrick Rose e Russell Westbrook, esta é uma época de ouro para a posição.

Há umas semanas perguntámos-vos qual era o melhor base da NBA. O vencedor da votação foi Steve Nash, com 32% dos votos. O pódio ficou completo com Rajon Rondo,  com 28% dos votos, e Deron Williams, com 18%. Um trio de indiscutível qualidade. E os números, que nos dizem? Irão de encontro às preferências dos nossos leitores? Quem é, afinal, o melhor base da NBA?

Do lote enumerado no início do texto podemos eliminar desde já dois nomes: Jason Kidd e Tony Parker. Kidd já viu os melhores anos da sua carreira passarem e com os seus números (à excepção das assistências) nos mínimos de carreira (7.9 pts, 8.8 ass e 4 res), já não está ao mesmo nível dos restantes. Parker está a fazer uma boa época (com um máximo de carreira em assistências, 7/jogo), mas tem sido irregular e está também um nível abaixo dos outros.

Restam Rondo, Westbrook, Nash, Rose, Paul e Williams. Vamos analisá-los um a um, utilizando as estatísticas clássicas. E como a idade é um posto, comecemos do mais velho para o mais novo:

Steve Nash: 18.4 pts, 10.2 ass, 3.7 res, 0.8 rb, 3.6 turnovers (to), 51.3% lançamentos campo (lc)

Deron Williams: 22.2 pts, 10 ass, 4 res, 1.3 rb, 3.4 to, 47.3% lc

Chris Paul: 15.8 pts, 10.4 ass, 4.4 res, 3.2 rb, 2.5 to, 48.8% lc

Rajon Rondo: 11.4 pts, 14.1 ass, 4.6 res, 2.2 rb, 3.9 to, 52.8% lc

Derrick Rose: 25.3 pts, 8.2 ass, 4.4 res, 1.1 rb, 3.8 to, 45% lc

Russel Westbrook: 24 pts, 8.7 ass, 5.4 res, 2.1 rb, 4.2 to, 44.4% lc

Olhando à primeira vista para estes números podemos encontrar virtudes e fraquezas em todos eles: Rose é o que mais pontos marca, mas é também o que menos assistências faz e dos que tem mais turnovers. Westbrook também marca muito, é o que ganha mais ressaltos, mas é o que comete mais turnovers e tem a menor percentagem de lançamentos. Rondo marca muito menos que todos os outros, mas é o líder nas assistências com grande vantagem. Paul também não marca tanto, mas é o segundo nas assistências e aquele que tem mais roubos de bola e menos turnovers.

É por isso que as estatísticas clássicas não nos mostram o quadro todo e não são suficientes para nos mostrar qual deles é o melhor. Vamos então analisá-los, recorrendo a estatísticas avançadas, como a percentagem real de lançamentos (rLC% - esta estatística calcula a eficácia nos lançamentos, tendo em conta os lançamentos de 2 pts, 3 pts e lances livres), os ratings ofensivos e defensivos (ORtg e DRtg – uma estimativa dos pontos produzidos por um jogador em 100 posses de bola e dos pontos consentidos por cada 100 posses de bola) e o player efficiency rating (PER – a soma de todas as contribuições positivas de um jogador – pts, res, lançamentos marcados, etc -, com a subtracção das negativas – to, lançamentos falhados, etc- e ajustado aos minutos jogados).

Mais uma vez, do mais velho para o mais novo:

Steve Nash: 60.6 rLC%, 120 ORtg, 116 DRtg, 23.7 PER

Deron Williams: 59.6 rLC%, 118 ORtg, 108 DRtg, 23.9 PER

Chris Paul: 61.3 rLC%, 124 ORtg, 97 DRtg, 27 PER

Rajon Rondo: 53.6 rLC%, 111 ORtg, 100 DRtg, 19.5 PER

Derrick Rose: 53.3 rLC%, 108 ORtg, 106 DRtg, 21.7 PER

Russell Westbrook: 54.8 rLC%, 110 ORtg, 107 DRtg, 25.2 PER

Olhando para estes números um jogador destaca-se da concorrência: Chris Paul. Tem a melhor percentagem de lançamento real (Rose e Rondo, por exemplo, têm as percentagens mais baixas, porque lançam pior de 3 pts e nos lances livres), tem o melhor PER e, de longe, a maior diferença entre os pontos produzidos no ataque e os pontos consentidos.

Isto mostra que Paul é o melhor defensor de todos eles e também o melhor atacante, algo que os seus 15.8 pts/jogo não revelam à primeira vista. O único que se aproxima do ORtg de Paul é Nash, com 120, mas os 116 de DRtg mostram que é muito pior defensor. E o único que se aproxima do DRtg de Paul é Rondo, com 100, mas tem uma percentagem de lançamento e um ORtg bem abaixo. Olhando para estes números, não restam dúvidas sobre qual o melhor base da NBA. Paul ganha e não por pouco.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária