Wild, wild West!
 
Faixa publicitária
Localização: HOME NBA NBA: Noticias Wild, wild West!

Wild, wild West!

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 4
FracoBom 

altSe a Este esperamos muitas emoções, então a Oeste os corações de muitos fãs podem não aguentar.

E a imprevisibilidade começa logo na primeira ronda, com alguns duelos que podem cair para qualquer um dos lados. Mas qual dos candidatos deste lado chega à corrida pelo título em melhor posição?

Los Angeles Lakers

Já muito se escreveu sobre a temporada (ir)regular dos bi-campeões. Começaram dominantes, depois passaram por algumas dificuldades, voltaram a ser dominantes depois do All Star (17-1 nos 18 jogos a seguir) e voltaram a sentir dificuldades (5 derrotas consecutivas) nas últimas semanas. Terminaram a segurar o 2º lugar e, tal como acontece com os Celtics, pareceram uma equipa desejosa de passar os 82 jogos da primeira fase e chegar aos playoffs. Terminaram a época com o mesmo recorde do ano passado (57-25) e continuam a ser a equipa a bater.

Apanharam um susto com o joelho de Bynum no último jogo, mas as noticias que chegam são boas. Bynum já treinou sem limitações e está pronto para os playoffs. Com ele sólido, os Lakers são a equipa com o jogo interior mais forte e são os nossos favoritos ao título. E no último ano de Phil Jackson, não há melhor final para esta história que o 12º título e o quarto threepeat.

Como já escrevemos, a questão da motivação (ou falta dela) que transpareceu ao longo de toda a temporada regular, desaparece agora.

San Antonio Spurs

A equipa-surpresa no Oeste. Dados como quase-mortos depois da eliminação do ano passado na primeira ronda, ressuscitaram até ao 1º lugar da conferência e passaram a ser os favoritos de muita gente. Mas Ginobili lesionou-se no ombro no último jogo da temporada e está em dúvida para o início dos playoffs. E nele residem muitas das esperanças dos Spurs, pois o argentino é o jogador mais desequilibrador no seu ataque.

O ataque tem sido, aliás, o seu ponto forte este ano (6º, 103.7 pts/jogo). É na defesa (surpreendentemente mais fraca esta época; 14ª, 98 pts/jogo) que precisam de subir um nível se querem chegar a mais uma final.

Apesar disso, com uma temporada regular tranquila, Duncan e todos os veteranos chegam mais frescos que nunca a esta fase e são a equipa que pode desafiar os Lakers. Porque no banco têm Popovich e ninguém terá a lição mais bem estudada que eles para qualquer adversário que venha.

Dallas Mavericks

Mais uma vez terminaram com mais de 50 vitórias (11ª época consecutiva) e mais uma vez são um dos favoritos no Oeste. Mas, por outro lado, dada a sua história de eliminações precoces, são uma das equipas que todas as outras querem apanhar (e Portland quer continuar essa história).

O ataque continuou acima da média (11º, 100.2 pts/jogo) e a defesa subiu um patamar desde a chegada de Tyson Chandler (10º, 96 pts/jogo). Estão com um jogo interior mais forte que em épocas interiores e lideram o grupo de pretendentes. Estão um furo acima das equipas que terminaram abaixo deles, mas resta saber se não estarão um furo abaixo dos Lakers e Spurs. Mas primeiro têm de escapar a essa primeira ronda com Portland.

Oklahoma City Thunder

Com a troca de Perkins, os jovens de Oklahoma passaram de projecto a candidatos legítimos. Desde a troca foram uma das equipas mais sólidas e regulares (e já não eram fragéis e irregulares antes) e ganharam uma agressividade que não tinham. Ainda não são uma equipa testada em fases avançadas dos playoffs e vamos ver como reagem. Mas a distância para as equipas da frente parece significativamente mais curta. É claro que, à semelhança de Dallas, primeiro têm de escapar à primeira ronda (com os surpreendentes e imprevisíveis Nuggets).

Denver Nuggets e Portland Trail Blazers

Duas equipas que ficaram mais fortes desde as trocas de meio da temporada e cujo recorde não reflecte o seu valor actual. São as equipas que ninguém gostava de apanhar na primeira ronda e as maiores candidatas a uma surpresa.

Os Nuggets continuam perigosos no ataque e estão mais versáteis nesse lado do campo desde a saída de Carmelo. E na defesa ficaram melhores. Uma combinação que pode ser letal se a outra equipa (os Thunder ou qualquer outra que se siga) se descuidar.

Os Blazers idem. Gerald Wallace dá-lhes uma dimensão ofensiva que não tinham, contra-ataque e velocidade. E na defesa é dos melhores que podiam desejar. Ainda mais que os Nuggets, esta era a equipa que não queriamos apanhar na primeira ronda.

Memphis Grizzlies e New Orleans Hornets

As duas de quem se espera menos (e menos dos Hornets que dos Grizzlies).

Os Hornets começaram a temporada muito bem, mas foram irregulares desde Janeiro. Nos últimos meses, essa irregularidade parece ter-se pegado a Chris Paul. E sem David West, parecem condenados a começar as férias daqui a uns dias.

Para os Grizzlies, o apuramento para os playoffs é já o melhor resultado desde 2006. No entanto, a infusão de veterania que fizeram na offseason (Tony Allen) e no meio da temporada (Shane Battier e Leon Powe), dá-lhes uma importante dose de experiência para uma equipa maioritariamente novata nestas andanças. E a sua série com os Spurs pode ser uma das mais intrigantes da primeira ronda (dividiram os jogos da temporada regular, 2-2).

Portanto, à excepção dos Hornets, todas as outras eliminatórias do Oeste estão em aberto. E daqui para a frente só fica mais imprevisível ainda. Por isso, vai ser uma corrida louca. Mal podemos esperar que comece!

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária