A vantagem mudou de lado
 
Faixa publicitária
Localização: HOME NBA NBA: Noticias A vantagem mudou de lado

A vantagem mudou de lado

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 3
FracoBom 

altApós os primeiros dois jogos das finais de conferência da NBA, a vantagem do factor casa mudou de lado. Será que Miami e Oklahoma City a vão aproveitar?

À partida para os playoffs, os Chicago Bulls tinham a vantagem casa do seu lado para todas as eliminatórias. No entanto, no decurso dos playoffs nem sempre têm conseguido exercer o domínio caseiro que era esperado. Logo na primeira ronda, diante dos Indiana Pacers, passaram por algumas dificuldades para vencer os dois primeiros jogos em Chicago e na segunda ronda foram mesmo derrotados no jogo 1 pelos Atlanta Hawks. Claro que tanto numa eliminatória como na outra, os touros acabaram por vencer jogos fora de casa e resolver as séries a seu favor. Será que serão capazes de fazer o mesmo contra Miami?

É que os Heat, segundos cabeças de série no Este, ainda não perderam em casa nos playoffs e caso consigam manter esta tendência daqui para a frente, serão campeões. Depois do duplo 4-1 com que eliminaram Philadelphia e Boston, os Heat procuram agora vencer os dois jogos que se seguem e regressar a Chicago com os Bulls à beira da eliminação.

Os próximos jogos não vão ser bonitos, nem tão pouco bem jogados. A intensidade defensiva, a atitude guerreira e o querer vão desempenhar um papel fundamental numa eliminatória onde imperam atletas com capacidades físicas e técnicas simplesmente impressionantes. Derrick Rose (Bulls), LeBron James e Dwyane Wade (Heat) são três dos mais espantosos atletas da actualidade e capazes de por si só, carregar os respectivos conjuntos à vitória.

Contudo, estamos nos playoffs, e em tempo de playoffs é na defesa que se ganham jogos. E a equipa que vencer esta série será aquela que for mais capaz de limitar as principais armas adversárias.

No Oeste, a presença de Dallas e Oklahoma na final de conferência é um pouco mais surpreendente. Não pelo seu valor, apenas porque se esperava mais dos Lakers e dos Spurs.

Os Spurs caíram na primeira ronda e os Lakers na segunda, às mãos de uns implacáveis Mavericks, que pela primeira vez em muitos anos, têm demonstrado capacidade para fechar os jogos nas alturas decisivas. Fizeram-no na primeira ronda, diante dos incómodos Blazers, e fizeram-no na segunda eliminatória, ao varrerem os campeões em título por 4-0.

Mais complicado tem sido o percurso dos jovens de Oklahoma City, obrigados pelos surpreendentes Grizzlies a discutir a passagem à final de conferência em 7 jogos. Ainda assim, a classe e capacidade de Kevin Durant tem ajudado a esconder alguma inconsistência do base Westbrook, que quando em dia sim, eleva a qualidade do conjunto a outro nível.

Com duas grandes figuras a anularem-se mutuamente, Nowitzki e Durant, a chave desta eliminatória poderá vir do banco. Jason Terry e J.J. Barea (Mavs) e James Harden (Thunder) foram as armas secretas nos jogos 1 e 2, respectivamente. E é neles que tanto Rick Calisle como Scott Brooks depositam grandes esperanças para uma eventual passgem à final da competição.

Prever o que vai acontecer na próxima semana não se afigura fácil, mas se me pedissem um palpite, apostaria numa reedição da final de 2006 entre Miami Heat e Dallas Mavericks, apesar de confessar que gostaria de ver os Bulls regressar às Finais.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária