A história não garante vitórias
 
Faixa publicitária
Localização: HOME NBA NBA: Noticias A história não garante vitórias

A história não garante vitórias

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 7
FracoBom 

altNão é todos os dias que alguem se junta a um grupo tão restrito como o composto por Kareem Abdul-Jabbar, Karl Malone, Michael Jordan e Wilt Chamberlain. Kobe Bryant fê-lo esta semana ao passar a barreira dos 30.000 pontos na NBA.

Foi o momento alto, talvez o único da semana dos Lakers (1-3) que continuam à procura da sua identidade. Nash e Gasol estão lesionados, pelo que as principais atenções dos críticos de L.A. se centram em Kobe e em Dwight Howard. E se Kobe continua a marcar pontos com fartura, Howard passa por dificuldades quando pressionado a converter da linha de lance livre. Esta fragilidade do poste ex-Orlando tem sido o bode expiatório de uma equipa que continua a não funcionar como tal, a não defender como devia e a confiar demasiado num só homem para resolver os problemas no ataque. É certo que Kobe é um dos melhores anotadores de sempre da competição, mas este ano, nas nove ocasiões em que passou a barreira dos 30 pontos num jogo, os Lakers perderam oito vezes.

Equipa da semana: Atlanta Hawks (12-5, 3-0 esta semana)

O destaque desta semana vai para os Hawks, uma das equipas que tem andado a voar por baixo do radar dos favoritos mas que esta semana marcou uma posição. Depois das saídas de Joe Johnson (Brooklyn) Jamal Crawford (L.A. Clippers) e Marvin Williams (Jazz) poucos apostavam nos Hawks e nas suas possibilidades de manterem o nível enquanto equipa de playoff. No entanto, até agora, o conjunto de Atlanta tem dado mostras do contrário. Os Hawks são uma das melhores equipas da NBA a jogar fora de portas (5-2), só atrás dos Spurs (10-2) e dos Thunder (6-2) e já venceram em dois dos mais difíceis pavilhões da liga, precisamente em Oklahoma City e esta semana em Memphis. A mentalidade defensiva do treinador Larry Drew, a aposta num cinco inicial mais alto, com Josh Smith a "3" e Al Horford a "4" e a produtividade ofensiva de Lou Williams vindo do banco tem dado bons resultados aos Hawks, que por enquanto ocupam o 3º lugar da conferência Este.

Alem dos Hawks outras equipas estiveram em boa forma esta semana. Os Thunder (2-0) derrotaram dois candidatos, os Nets em Brooklyn e os Lakers em casa. Os Clippers (3-0) arrancaram uma grande vitória em Utah e cumpriram em casa diante de Dallas e Phoenix. Os Spurs (3-0) continuam com a máquina bem oleada e vão com 9 vitórias nos últimos 10 jogos e até os Sacramento Kings (3-0) tiveram uma semana perfeita com vitórias caseiras contra Toronto e Orlando, às quais juntaram o surpreendente triunfo em Portland. Uma palavra ainda para os Golden State Warriors (3-1), que depois da derrota caseira com Orlando venceram fora em Detroit, Brooklyn e Washington.

Na mó de baixo

Os L.A. Lakers (1-3) e os Miami Heat (1-2) lá ganharam um joguinho esta semana e escaparam assim por uma unha negra, ao destaque negativo da semana que vai para os Brooklyn Nets (0-2). A ausência do poste Brook Lopez foi sentida pelos Nets e nem mesmo a maior agressividade ofensiva de Deron Williams (28 PPJ e 7.5 APJ) a compensou. É certo que as duas derrotas desta semana foram sofridas perante dois conjuntos que estão actualmente no top 5 do oeste (Thunder e Warriors), contudo para uma equipa que se quer assumir como candidato no Este, perder dois jogos seguidos em casa é algo que supostamente não deveria acontecer.

Destaque ainda pela negativa para as séries de jogos sem vencer dos Charlotte Bobcats (7), Phoenix Suns (6) e Cleveland Cavaliers (5).

MVP da semana: Kobe Bryant (Los Angeles Lakers) - 34.3 PPJ/ 5.5 RPJ/ 4.5 APJ

Esta semana não lhe chamaria MVP (apesar dos seus números valerem a distinção), mas sim figura da semana, sobretudo por ter ultrapassado a barreira dos 30.000 pontos na NBA. Já o afirmei acima e repito, dos nove jogos em que Kobe marcou mais de 30 pontos esta época, os Lakers perderam oito. Sim, ele é um grande jogador e um notável marcador de pontos, mas... o basket é um jogo colectivo, de cinco contra cinco e enquanto Kobe, o líder da equipa, não deixar o jogo fluir para os seus companheiros, os Lakers não terão sucesso.

Os destaques individuais esta semana foram mais que muitos, com vários atletas a exibirem-se a altíssimo nível. Entre eles, os mais destacados foram Kevin Durant (34 PPJ, 7 RPJ e 5 APJ), Lebron James (27 PPJ, 9.3 RPJ e 9 APJ), James Harden (27.7 PPJ, 6.3 RPJ e 6.7 APJ), Russel Westbrook (29 PPJ e 8.5 APJ), Deron Williams (28 PPJ, 4.5 RPJ e 8.5 APJ), Zach Randolph (23.7 PPJ e 14 RPJ), Al Jefferson (23.5 PPJ e 12.5 RPJ), Blake Griffin (24.3 PPJ e 10.7 RPJ) e David Lee (24 PPJ e 13 RPJ).

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária