Tudo muda tão depressa
 
Faixa publicitária
Localização: HOME NBA NBA: Noticias Tudo muda tão depressa

Tudo muda tão depressa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 8
FracoBom 

altO mês de Dezembro continua a correr de feição aos Clippers que vão já em 16 triunfos consecutivos. Menos feliz foi a semana dos Nets que despediram o treinador Avery Johnson.

Do oito ao oitenta ou melhor do oitenta ao oito, assim foi a vida de Avery Johnson e dos Brooklyn Nets no mês passado. Johnson passou de treinador do mês para o desemprego e para já, o comando técnico da equipa de Brooklyn está entregue a P.J. Carlesimo, que até entrou com o pé direito ao vencer na estreia os Bobcats, naquela que foi a 17ª derrota consecutiva do conjunto de Charlotte. Muito se especula agora com vários nomes a surgirem como candidatos ao lugar, sendo que de entre os mais falados se destaca o de Phil Jackson. Será que isto significa o regresso do Zen Master à NBA? O dono da equipa, o russo Mikhail Prokhorov afirmou na passada sexta-feira: “O P.J. (Carlesimo) é o treinador, tenho confiança nele e quero que ele lidere esta equipa porque acho que ele se encaixa bem no lugar”. No entanto, quando questionado acerca da possibilidade de contratar Phil Jackson, o russo sorriu e voltou a dizer “Agora, o treinador é o P.J., mas se for necessário vocês sabem quais são os suspeitos habituais”. Prefiro aguardar por notícias concretas, apesar de ver com bons olhos o regresso do mais titulado treinador da história da NBA.

Equipa da semana: Los Angeles Clippers (24-6, 3-0 esta semana)

Mais uma semana sem derrotas para os Clippers que poderão fechar o ano na liderança da liga, desde que vençam os Utah Jazz em casa este domingo. Quem diria no início da época ou mesmo do mês de Dezembro que não seriam os Heat ou os Thunder a estar no topo da classificação por esta altura? A verdade é que os Clippers seguem com 16 vitórias consecutivas, com uma margem média por vitória de 15,5 pontos por jogo e apenas por duas vezes (nos jogos em Utah) venceram por menos de 5 pontos. Nestes 16 jogos, os Clippers apenas sofreram 100 pontos em 3 ocasiões, o que diz bem da mentalidade defensiva que este conjunto desenvolveu recentemente e que está obviamente na origem da melhoria da equipa. Outro dos fatores que tem ajudado ao sucesso do conjunto é a profundidade do seu banco, com toda a segunda equipa a contribuir com minutos de qualidade. Eric Bledsoe, Jamal Crawford, Matt Barnes, Lamar Odom e Ronny Turiaf têm saltado do banco e proporcionado longos minutos de descanso a Chris Paul, Blake Griffin e companhia, que nas palavras do base all-star “esta época esteve mais tempo a descansar nos quartos períodos do que em todo o resto da sua carreira”. A série de vitórias continua em aberto, no entanto os desafios que se avizinham terão, teoricamente, um grau de dificuldade mais elevado, pelo que será interessante ver até onde conseguirão estes Clippers manter a onda vitoriosa.

Outras equipas sem derrotas esta semana foram os Atlanta Hawks, Golden State Warriors, San Antonio Spurs e Milwakee Bucks.

Na mó de baixo

Avery Johnson, do céu ao inferno em menos de um mês. Eleito treinador do mês de Novembro com um recorde de 11 vitórias e apenas 4 derrotas, Johnson apenas venceu 3 dos 13 jogos seguintes e acabou despedido pelo exigente multimilionário russo Mikhail Prokhorov. Em pouco mais de duas temporadas, o pequeno general como é conhecido obteve um recorde de vitórias/derrotas bastante negativo (60-116), mas este ano tudo apontava para que esta tendência se invertesse. Com a mudança para Brooklyn e o enorme investimento de Prokhorov, Avery Johnson teria uma nova oportunidade de treinar uma equipa capaz de atingir as finais, à imagem do que havia feito em 2006, ano em que conduziu os Dallas Mavericks à final que acabou por ser perdida contra os Miami Heat de Dwyane Wade e Shaquille O’Neal. No entanto, a paciência de Prokhorov esgotou-se, assim como a oportunidade de Johnson. Muito mudou em tão pouco tempo. Assim é o negócio da NBA e a obrigatoriedade de vencer assim o determina.

MVPs da semana:

Lebron James (Miami Heat) 29.3 PPJ/ 8 RPJ/ 6 APJ
Kobe Bryant (Los Angeles Lakers) – 33.7 PPJ/ 4.7 RPJ/ 3.7 APJ

Na semana em que foram anunciados como líderes provisórios das votações para o All-Star Game, Lebron James e Kobe Bryant voltaram a estar ao seu nível, apesar das derrotas sofridas tanto pelos Heat, como pelos Lakers. James continua a sua série de pelo menos 20 pontos em todos os jogos nesta temporada, e esta semana bateu Kevin Durant e os seus Thunder no dia de natal. O pior para os Heat veio depois com as derrotas em Detroit e Milwakee. Bryant também foi vitorioso no dia 25 ao derrotar em L.A. os Knicks de Carmelo Anthony. Os Lakers venceram 6 dos seus últimos 7 desafios, tendo apenas perdido na deslocação a Denver.

Outros atletas em destaque esta semana foram: Kevin Durant (33 PPJ, 5.7 RPJ e 3.3 APJ), Will Bynum (28 PPJ e 7 APJ), James Harden (28.5 PPJ, 4.8 RPJ e 4.3 APJ), Greivis Vasquez (21 PPJ, 10 APJ e 6.3 RPJ), Russel Westbrook (21.7 PPJ, 8.3 RPJ e 7 APJ), Brook Lopez (24.3 PPJ, 10 RPJ e 2.7 DLPJ), J.R. Smith (26.7 PPJ e 6 RPJ) e Dwyane Wade (24.7 PPJ, 6.7 RPJ e 4 APJ).

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária