Surpresas no Oeste ou nem por isso
 
Faixa publicitária
Localização: HOME NBA NBA: Noticias Surpresas no Oeste ou nem por isso

Surpresas no Oeste ou nem por isso

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 

altComo era esperado à entrada dos playoffs deste ano, os favoritos na conferência Este, têm conseguido impor a sua superioridade face às equipas teoricamente menos cotadas.

Já no Oeste, o caso é bem diferente e os quatro cabeças de série passam por sérias dificuldades. Comecemos pelos Lakers, actuais campeões em título e vencedores da época regular na conferência oeste. No jogo 1, o ataque dos Lakers não funcionou, mas mesmo assim a equipa de Los Angeles acabou por vencer, fruto sobretudo da capacidade defensiva de Ron Artest e da inexperiência dos estreantes Thunder, que à excepção do base Westbrook, passaram ao lado do jogo. Seguiu-se o jogo 2 e apesar do triunfo ter voltado a sorrir aos da casa, estes tiveram de suar bastante e contar com um Kobe Bryant inspiradíssimo para superar os jovens Thunder.

A série seguiu depois para Oklahoma para o jogo 3. Os Lakers até entraram bem no jogo, mas a energia do público da casa contagiou Durant e companhia, que a pouco e pouco se foram soltando. Apesar do jogo ter sido equilibrado, os Thunder conseguiram superiorizar-se aos Lakers por 101-96 e conquistar a primeira vitória na série. Já o jogo 4, também disputado em Oklahoma, foi bem diferente do anterior. Os jovens Thunder impuseram o ritmo e dominaram por completo o encontro, vencendo os actuais campeões por 110-89.

Perante este cenário, o jogo 5 desta terça-feira em Los Angeles, reveste-se de grande importância pois vai encostar uma das equipas às cordas. Teoricamente, a vantagem pertence aos Lakers, que além de jogarem em casa, contam com jogadores com muito mais experiência nestes períodos de decisão. Mas do outro lado, está uma equipa jovem e irreverente e que acima de tudo já perdeu o respeito com que entrou nestes playoffs. Neste momento, os Thunder acreditam e já o provaram, que podem discutir qualquer jogo com os Lakers e podem mesmo vencê-los.

Passemos à série entre Phoenix (3) e Portland (6). A série esté em 2-2, sendo que tanto Phoenix como Portland já conseguiram vencer fora de casa. Os Phoenix eram claros favoritos, não só por apresentarem um melhor recorde e terem o factor casa do seu lado, mas também pela grande forma como acabaram a fase regular. Contudo, o estilo de jogo dos Suns não se dá lá muito bem com a capacidade defensiva dos Blazers, que inclusivamente venceram dois dos três encontros disputados na época regular. Além do mais, no jogo 4, os Blazers viram regressar de forma milagrosa e inesperada, o seu grande líder Brandon Roy, que recentemente fora operado. A série entre Suns e Blazers está, neste momento, em aberto e apesar do favoritismo continuar a pertencer à equipa de Phoenix, os Blazers têm ainda uma palavra a dizer.

O Utah Jazz são possivelmente, a maior surpresa desta primeira ronda, até ao momento. Apesar de não poderem contar com Andrei Kirilenko e depois de terem visto Okur sair lesionado no primeiro jogo da série, os Jazz responderam à derrota no jogo 1 em Denver com 3 vitórias consecutivas e colocaram-se no comando da série. Liderados pelo incontornável Deron Williams dentro do campo e pelo sagaz Jerry Sloan no banco, a equipa de Utah roubou o factor casa para o seu lado e sabendo-se da importância dos adeptos dos Jazz no sucesso da equipa a jogar em casa, diria que a missão de Denver está bem complicada.

É que para passarem à segunda ronda, os Nuggets terão obrigatoriamente de vencer os próximos três jogos, o primeiro dos quais na próxima quarta-feira em casa. Mas mesmo que vençam esse jogo, Carmelo, Billups e companhia terão de conseguir vencer em Salt Lake City na sexta-feira para trazer a eliminatória de volta a Denver, para um eventual jogo 7.

Por fim, o mais apaixonante duelo desta primeira ronda, o duelo do Texas entre Dallas Mavericks e San Antonio Spurs. À semelhança da série anterior, os Mavs partiram em vantagem ao vencer o jogo 1 em casa. Mas os Spurs reagiram e talvez estimulados pelos comentários do irreverente proprietário dos Mavs, Mark Cuban, venceram e bem o jogo 2 em Dallas, resistindo de forma imponente a todas as tentativas dos Mavs para se aproximar no marcador.

Em San Antonio, os Spurs ganharam os dois jogos, com a particularidade de no jogo 4 Tim Duncan ter marcado apenas 4 pontos. A verdade é que com Tim Duncan, Manu Ginobili e Tony Parker em condições, estes Spurs assumem o lógico estatuto de verdadeiros candidatos ao título e agora que têm o factor casa desta série do seu lado, são claros favoritos a passar à próxima ronda.

Dallas não tem, neste momento, margem para errar e terá que superar dois match-points, antes de poder resolver a série a seu favor na negra. O primeiro match-point é já esta terça-feira em Dallas, quando Mavs e Spurs se defrontarem no jogo 5.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária