Afinal para onde vai LeBron?
 
Faixa publicitária
Localização: HOME NBA NBA: Noticias Afinal para onde vai LeBron?

Afinal para onde vai LeBron?

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 10
FracoBom 

altAgora que já teve lugar o Draft deste ano, avançamos finalmente para o próximo "Draft", o draft dos free agents. Afinal onde vão parar os free agents de 2010...?

À excepção dos Wizards e de talvez mais uma ou duas equipas, mais ninguém investiu realmente no draft da semana passada. Após as primeiras 5 ou 6 escolhas, a maioria das equipas, incluindo algumas que tinham ainda escolhas na 1ªronda, começaram a desmobilizar. De facto, após a primeira meia-dúzia de escolhas, o draft teve não só pouca emoção, como também pouco valor. As equipas que estavam à procura de um alívio financeiro, tudo fizeram para evitar ter de pagar contratos a escolhas da primeira ronda, enquanto outras quiseram simplesmente poupar dinheiro nestes tempos de crise económica. E foi por isso que bastante gente saiu, muito antes de David Stern abandonar o pódio.

Mas no dia 1 de Julho tem início um novo draft? O "free agents draft" de 2010? Vai ser grande, diria que vai ser mesmo enorme.

Com mais dinheiro para investir aparecem 5 equipas: Knicks (34 milhões dólares), Bulls (30 milhões), Heat (29 milhões), Nets (27 milhões) e Clippers (23 milhões).

E claro os alvos mais apetecidos do mercado sõa: LeBron James, Chris Bosh, Dwyane Wade, Carlos Boozer, Joe Johnson, Amar'e Stoudemire e Dirk Nowitzki (estes dois últimos caso optem por se libertarem do contrato que os liga a Suns e Mavericks, respectivamente)

As várias equipas usaram o draft para se posicionarem para este momento e depois de todas as movimentações, vejamos qual é o cenário actual:

New York Knicks

São os que mais têm a oferecer, mas apenas em termos de dinheiro e intangíveis. Tal como o treinador Mike D'Antoni afirmou, "enquanto o Empire State Building ficar onde está, estaremos bem." Sim, não há nada como ser um vencedor em New York. A cidade adora e vive intensamente o basquetebol e está à espera de um salvador. E quem não gostaria de ser o jogador a devolver os êxitos no basquetebol a Chicago, Miami ... ou New York?

O lado negativo, obviamente, é o estado actual dos Knicks. O copo está quase vazio. Neste momento, têm apenas quatro jogadores: Danilo Gallinari, Wilson Chandler, Tony Douglas e Eddy Curry. Noutras palavras, boa sorte para o free agent que cair nesta. A não ser que os Knicks consigam ir buscar LeBron e Wade, é difícil imaginar de que forma a organização poderá levar uma grande volta.

Chicago Bulls

Livrarem-se de Kirk Hinrich e dos 17 milhões restantes do seu contrato, mais a 17ª escolha do draft (a qual não queriam pagar) para os Wizards, em troca de nada foi quase perfeito. Perfeito seria se tivessem enviado para Washington, Luol Deng e o seu contrato de 54 milhões. Seja como for, os Bulls podem agora juntar um par de free agents de grande nível, a um conjunto que tem já Derrick Rose, Joakim Noah, Luol Deng e Taj Gibson. Se considerarmos todos os parâmetros, os Bulls são a equipa melhor posicionada para se vender aos free agents no mercado.

Agora mais a sério. Eles podem oferecer dinheiro, um núcleo de jogadores sólido e uma cidade vibrante. Podem dizer a LeBron para escolher outro free agent ou convencer Wade que é chegada a hora de regressar ao seu estado natal e de trazer um amigo consigo. Se a prioridade é vencer um campeonato, Chicago é o melhor lugar para o conseguir. Se o desejo é o de construir um legado numa outra cidade, que não a de Michael Jordan, então Chicago fica de fora das opções.

Miami Heat

Tal como os Bulls, também os Heat se livraram de salários sem receberem nada em troca, ao enviarem Daequan Cook e a 18ª escolha do draft para Oklahoma. E tal como os Bulls, só fariam melhor caso se tivessem libertado de Michael Beasley e do seu salário superior a 9 milhões de dolares.

Miami tem três vantagens: 1. A ausência de uma taxa estatal, o que se reflete em grandes poupanças para os free agents. 2. Pat Riley deverá abandonar funções de director e voltar a treinar, caso consiga juntar talento suficiente no seu plantel. 3. A vontade de Wade em permanecer em Miami. Os Heat apenas têm de recrutar um free agent, além de Wade, e isso não deverá ser grande problema. A questão é, será que conseguem LeBron ou terão que se contentar com Bosh ou Stoudemire?

New Jersey Nets

Num mundo perfeito, os Nets teriam toda a vantagem neste verão. Mas esse mundo não existe, mesmo que sejas um bilionário Russo. Mikhail Prokhorov é o melhor que os Nets têm neste momento, devido ao dinheiro que parece disposto a investir na organização. E dentro em breve ficaremos a saber se ele vai agir como um verdadeiro jogador, investindo dinheiro e aceitando pagar taxas de luxo ou se vai actuar de forma mais conservadora.

Obviamente há questões com os Nets. Podemos começar pelo pouco interesse que o clube despoleta em Newark, onde ficará mais dois anos. E quando se mudarem para Brooklin, os Nets ficarão ainda mais na sombra dos Knicks. E claro, há ainda o estigma de serem os Nets, o que não seria um problema para 98% dos atletas da NBA, mas os Nets estão à caça dos talentosos 2%. Conseguem imaginar Wade a abandonar South Beach e a mudar-se para Newark, ou LeBron a mudar-se para New York e a não jogar nos Knicks?

Los Angeles Clippers

Os Clippers vêm logo atrás dos Bulls em termos de talento e é um segundo lugar muito próximo, já que contam com Baron Davis, Eric Gordon, Chris Kaman e Blake Griffin. Apenas têm dinheiro para contratar um free agent de grande nível e mais alguem da lista B. Mas se gastarem bem o dinheiro, tornam-se instantaneamente numa das melhores equipas da NBA, mas nem por isso na melhor de Los Angeles.

Mas os Clippers estão longe de ser um conjunto apelativo. Para já, qualquer dos free agents, seja ele quem for, teria de deixar o seu ego de lado, sabendo que não pode nem poderá suplantar Kobe Bryant como Mr. Basketball em Los Angeles. E será que qualquer um deles estará disposto a ignorar a crónica imagem de problemas e azar historicamente associada aos Clippers? O maior pesadelo para a segunda equipa de L.A. seria perceber que ninguem quer receber do seu dinheiro.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária