Este fim de semana realizou-se a 9ª jornada da LPB. Dos cinco jogos disputados dois merecem especial destaque, nomeadamente as vitórias forasteiras de Lusitânia e Sampaense em Oliveira de Azeméis e Ovar, respectivamente.
Em apenas duas jornadas, a equipa dos Açores conseguiu saltar da lanterna vermelha para a nona posição na tabela classificativa, graças a duas vitorias consecutivas diante de equipas do "seu campeonato". A última vitima foi a Oliveirense, que sofreu uma pesada derrota em casa por 20 pontos. O jogo ficou decidido no terceiro período quando os açorianos dispararam no marcador e atingiram a tal diferença na casa das duas dezenas. O melhor em campo foi Marcel Momplaisir que somou um duplo-duplo, 14 pts, 14 res, 3 ass e 2 dl.
Na visita a Ovar, o Sampaense Basket, detentor do segundo melhor ataque da competição até ao momento, conseguiu uma importante vitória. Este triunfo permite à equipa de São Paio de Gramaços entrar em 2014 no encalce dos quatro primeiro classificados. Do outro lado e após nove jornadas disputadas, a equipa da Ovarense segue numa posição nada habitual encontrando-se neste momento fora dos lugares de acesso ao play-off.
Nos outros jogos realizados não houve grandes surpresas. O Barcelos não deu quaisquer hipóteses ao Galitos, num jogo em que o grande destaque vai para Marco Loncovic, o MVP(43) do jogo e da jornada, com 32 pontos e 16 ressaltos averbados.
O Maia Basket lutou mas não conseguiu bater em casa o Vitória de Guimarães. Pelo Maia Basket há a destacar os duplos-duplos de Michel Diof e Nuno Marcal, insuficientes no entanto para contrariar o colectivo vimaranense. Pelos visitantes, o internacional Pedro Pinto foi o mais eficaz, acabando o jogo com 18 pts, 6 res e 8 ass.
Na Madeira, o CAB fez valer o factor casa, derrotou o Algés e chega ao Natal no terceiro lugar da tabela classificativa.
Com 9 jornadas realizadas, os números obtidos pelas várias equipas começam a ter algum significado. Na tabela seguinte estão indicadas as médias de pontos marcados e sofridos de cada uma das equipas da LPB ao fim de 9 jornadas.
O Benfica lidera sem surpresa ambos os rankings. Mais interessantes são os números apresentados por outras equipas como o Sampaense ou o Maia Basket. A enorme predisposição atacante do Sampaense contrasta com a sua débil defesa, já que o conjunto de São Paio de Gramaços é tambem o que mais pontos sofre na LPB. Já a menor produção atacante do Maia Basket, é compensada pela excelência da sua defesa, a segunda melhor da competição até ao momento.
Resultados
Maia Basket 75-77 Vitória S.C.
UD Oliveirense 67-87 SC Lusitânia
BarcelosHotelTerçoGive 82-56 Galitos Barreiro Tley
Ovarense Dolce Vita 70-77 Sampaense Basket
CAB Madeira 88-86 Algés
O VI Campeonato da LPB será interrompido até ao próximo dia 4 de Janeiro, data para a qual estão agendados os seguintes encontros:
4 de Janeiro
Vitória S.C. 80-57 UD Oliveirense (Realisado 13 de Dezembro)
Sampaense Basket - DOSAPAC/Maia Basket (16H00 - Serafim Marques)
Ovarense Dolce Vita - S.L. Benfica (16H00 - Arena Dolce Vita)
SC Lusitânia EXPERT - BarcelosHotelTerçoGive (21H00 - Mun. Angra Heroísmo)
5 de Janeiro
Galitos Barreiro Tley - CAB Madeira (17H30 - Pav Mun Luís Carvalho)