O SL Benfica quebrou um jejum de 18 temporadas sem vencer a Taça de Portugal, ao derrotar na final da 65ª edição a equipa do Galitos por 74-52. A fase final desta edição que decorreu no simpático pavilhão Multiusos de Fafe,
ficará tambem marcada pela participação de duas equipas da Proliga, sendo que uma delas, o Dragon Force chegou às meias finais.
O sorteio para esta Final 8 ditou que o Benfica teria de defrontar o Barcelos e posteriormente o vencedor do encontro entre Vitória de Guimarães e CAB Madeira, últimos dois vencedores do troféu, naquele que era o caminho para a final teoricamente mais difícil. Do outro lado estavam outros dois representantes da LPB, Algés e Galitos, e ainda o Dragon Force e Illiabum Clube, ambos da Proliga.
Depois de derrotar o Barcelos (64-61) nos quartos e o V. Guimarães (87-73) na meia-final, o Benfica confirmou o seu favoritismo ao derrotar o Galitos na final, naquele que foi o jogo menos complicado do torneio para os encarnados que levantaram assim a sua 19ª Taça de Portugal.
Numa final que acabou por consagrar Frederick Gentry, que somou um duplo-duplo com 14 pontos e 10 ressaltos como MVP da final, é de assinalar o bom jogo coletivo do conjunto liderado por Carlos Lisboa que acabou o torneio com um total de 54 assistências.
Uma referência ainda para a participação de vários portugueses na fase final desta prova prova, com alguns deles a exibirem-se em bom plano e a oferecerem bons momentos de basquetebol. Os destaques maiores pelos lusos foram:
- Algés: Diogo Correia e António Pires;
- Barcelos: Carlos Fechas;
- Benfica: João Gomes, Diogo Carreira e Mário Fernandes;
- CAB Madeira: Fábio Lima;
- Dragon Force: Pedro Bastos, André Bessa e João Torrié;
- Galitos: Miguel Minhava, António Tavares e Alexandre Coelho;
- Illiabum Clube: João Fernandes e Tiago Raimundo;
- Vitória de Guimarães: José Silva, Pedro Pinto, João Guerreiro e João Balseiro.