O bloqueio direto é uma ação ofensiva que perante a interposição do bloqueador na trajetória do defesa do seu colega permita ao atacante com bola criar uma vantagem sem que o próprio bloqueador renuncie ao aproveitamento desta ação tomando as decisões mais acertadas de acordo com o tipo de defesa utilizado.
A utilização do bloqueio direto pode desenvolver-se em diferentes momentos da posse da bola, a saber:
No início
Para criar rapidamente um desajuste defensivo (mismatch) tentando a penetração no 1x1, para assistir colega de equipa livre numa eventual ajuda defensiva ou até para acelerar tentativas de lançamento nos momentos finais dos jogos com resultado desfavorável.
Na fase intermédia
Em movimento pré-determinado de um sistema e quando procuramos criar uma situação espaço – temporal propícia à tentativa de lançamento em boas condições.
Na fase final
Em situações de risco em final da posse de bola porque se trata de uma ação ofensiva fácil de montar quando o tempo escasseia e a equipa adversária aumenta a agressividade defensiva.
No basquetebol moderno a evolução da organização defensiva tornou o 1x1 simples mais difícil; A resposta do ataque não se fez esperar e avançou com sequências de ações ofensivas (BI + BD/ BD + BD/BD + BI/BI + BI) incluindo agora, também, o próprio “Handoff” que acrescentaram vantagens diferidas através dos bloqueios diretos e indiretos.