Equilíbrio, precisa-se
 
Faixa publicitária
Localização: HOME CNB1 CNB1: Noticias Equilíbrio, precisa-se

Equilíbrio, precisa-se

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 11
FracoBom 

altNas duas primeiras jornadas da época anterior na Zona Sul cada equipa marcou em média 66 pontos por jogo. Essa média baixou agora para 62.

Mais significativa poderá ser a diferença média dos resultados, que na época passada foi de 11 pontos e agora passou para 19. A qualidade de uma competição está directamente ligada ao equilíbrio entre as equipas. Cada equipa precisa de entrar no jogo sentindo que a vitória é possível mas que é necessário lutar por ela, e só com essa atitude elevará o nível do seu jogo. Esperemos que os sinais deixados até agora não se confirmem, e a Zona Sul do CNB1 venha a ter o equilíbrio que se verificou no ano passado.
 
Das equipas que jogaram duas vezes, três repetiram a vitória, Imortal, Academia e Gaeirense, enquanto Montijo, Moscavide e CA Queluz perderam duas vezes. Benfica, Micaelense e Atlético registam 1 vitória e 1 derrota. Basket Queluz (uma vitória) e Olhanense (uma derrota) ainda só jogaram uma vez cada um.

No sábado disputaram-se 4 jogos. O Micaelense deslocou-se ao Montijo para obter a sua primeira vitória (48-57) num encontro entre duas equipas em destaque na época passada, mas que não se apresentaram até agora ao mesmo nível. O estreante Gaeirense foi vencer fora o CA Queluz (48-64) confirmando sinais de que veio para valorizar o CNB1, enquanto os da casa não se mostram capazes de repetir o desempenho da época anterior. Em Albufeira respeitou-se antes do jogo um minuto de silêncio pelo trágico desaparecimento durante o defeso de Romualdo Vieira. Num pavilhão ainda a cheirar a novo, o reforçado Imortal foi demais para o Moscavide. Os algarvios venceram claramente (68-47) apresentando uma equipa mais forte tanto no jogo interior como exterior, com mais rotação, e mostraram ser um sério candidato ao 1º lugar na Zona Sul. O Moscavide só conseguiu manter o equilíbrio até ao intervalo, e não apresentou até agora o nível do ano anterior. O Basket Queluz estreou-se com uma vitória em casa (65-55) contra o Benfica, dando sinais de poder melhorar o desempenho do ano passado. O Benfica, como é normal numa equipa de juniores, apresenta-se totalmente renovado, com jogadores mais jovens que irão certamente evoluir ao longo da época, mas não parece capaz de repetir a vitória na fase regular que conseguiu no ano passado.

No domingo a Academia recebeu o Atlético, e tão convencidos entraram os seus jogadores de que a vitória não lhes fugiria, que a meio do 1º período ainda não tinham marcado. O Atlético apresentou-se sem os jogadores experientes que constituíam a base da equipa da época passada, e aos jovens que os substituíram faltam ainda argumentos para manter o nível do jogo da equipa. E no entanto o 1º período foi do Atlético. A Academia entrou a passo e o Atlético aproveitou para movimentar bem o seu ataque, desequilibrando a defesa da casa e alternando finalizações interiores com lançamentos de fora, o que lhe permitiu chegar ao final do 1º período a vencer (11-16). Nos primeiros 2 minutos e meio do 2º período a Academia fez um parcial de 10-2. Imprimindo velocidade ao ataque e agressividade à defesa, a Academia deixou de permitir passes interiores e lançamentos fáceis, além de provocar algumas perdas de bola ao Atlético. Ao passar para a frente do marcador, a Academia abrandou o ritmo com que iniciou o período, mas continuou a dominar chegando ao intervalo com 8 pontos de vantagem (34-26). Quando se esperava que o início do 3º período trouxesse a confirmação da superioridade da Academia, foi o Atlético que conseguiu reduzir a diferença e manter-se no jogo até ao final do período (51-44). Mas acabou aí a resistência dos visitantes, e durante o último período a Academia elevou a vantagem até aos 16 pontos da diferença final (71-55). Ficou a sensação de que a Academia fez um jogo económico, limitando-se ao esforço mínimo necessário para vencer, quando a equipa tem potencial para bastante mais. O Atlético apresentou um conjunto com alguma margem de progressão, muito mais inexperiente do que na época passada, mas que nunca se entregou e colocou sempre em campo os argumentos que possui. Mantendo esta atitude a equipa irá certamente evoluir durante a época, mas dificilmente poderá terminar a fase regular num dos lugares do topo da classificação.

No próximo fim de semana o CNB1 tem a primeira interrupção, disputando-se a 3ª jornada nos dias 6 e 7 de Novembro.

6 de Novembro
Micaelense- CA Queluz às 17.00h na EBI Canto da Maia
Moscavide-Montijo às 18.00h no Pav. do Moscavide
Gaeirense-Basket Queluz às 18.00h no Pav. do Gaeirense

7 de Novembro
Benfica-Olhanense às 15.00h no Pav. Império Bonança
Academia-Imortal às 15.30h na Escola Sec. Do Lumiar

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária