Uma equipa não é simplesmente um grupo de pessoas trabalhando juntas. Uma equipa é um grupo de pessoas que realmente se preocupam, valorizam e se respeitam. Um grupo de pessoas que acreditam que ‘‘nós somos maiores do que eu’’.
Um grupo de pessoas que estão comprometidas em cumprir seu papel específico para contribuir para a visão, missão e propósito em partilha com a equipa.
1. Para melhorar o todo é preciso melhorar cada parte.
O primeiro passo para melhorar uma equipa é melhorar o jogador dando os recursos, a ajuda e a responsabilidade necessária para que se torne a melhor versão de si mesmo. Quando o jogador melhora, a equipa melhora.
2. A repetição é a chave para a maestria.
Se for importante, deve ser enfatizada e reforçada de forma consistente através de uma variedade de meios diferentes. Repetição não é punição. A repetição é um pré-requisito necessário para progredir. Se você quer ficar bom em alguma coisa, é preciso repetição, repetição, repetição. Verdadeiro para o jogador. Verdadeiro para a equipa.
3. O trabalho básico
Um erro comum que muitas equipas cometem é complicar demais as vitórias. Os treinadores saltam etapas. Eles ficam apaixonados por “hacks” e atalhos. Eles ficam tão obcecados pelos resultados que negligenciam o processo. E quando se encontram com um desempenho gravemente insatisfatório, resolvem “voltar ao básico” (quando, para começar, nunca deveriam tê-lo abandonado!). Os fundamentos funcionam.
Se cada jogador se comprometer a não só usar esses recursos, mas realmente a colocá-los em ação o resultado será uma equipa mais forte
Alan Stein Junior
(Tradução de texto publicado no site “Stronger team”)