No passado sábado estive a convite do José Monteiro a dar uma ação de sensibilização destinada âs primeiras etapas do minibásquete. Esta ação esteve programada para o início da época anterior. A pandemia não o permitiu,
mas como compromissos são compromissos, foi com todo o gosto que estive na Chamusca.
O que me foi solicitado pelo José Monteiro foi que por um lado apresentasse propostas de trabalho para os Minis-8 e Babies e propostas de atividades a desenvolver nas jornadas de minibásquete nestes escalões e por outro falasse da minha recente experiência na Madeira na dinamização do minibásquete nas escolas do 1º ciclo.
Na sequência da ação vou apresentar o desenvolvimento de um exercício, que foi concebido a partir dum jogo tradicional infantil, o jogo do “macaquinho do chinês” ou da “meia-lua” que depois evolui para conceitos fundamentais da aprendizagem do jogo como o conceito da linha da bola, tudo isto feito de uma forma lúdica, que segundo estudos das neurociências é a melhor forma das crianças aprenderem. Não há criança que não queira receber a bola e se queres receber a bola então passa para a frente da linha da bola mostra a tua cara e a mão alvo.
Pode ler artigo "A linha da bola" em pdf, aqui
Para ler o artigo precisa de Adobe Reader. Pode fazer o download de programa, aqui