Sérvia - o país mais misterioso
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES ARTIGOS DIVERSOS Sérvia - o país mais misterioso

Sérvia - o país mais misterioso

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
Nenhum país tem sido mais misterioso na cena internacional nos últimos anos do que a Sérvia. Os conhecedores e fanáticos adeptos Sérvios têm vivido com grande ansiedade os pontos baixos que se seguiram à conquista do campeonato do mundo da FIBA em 2002 em Indianapolis. É que desde essa vitória no prolongamento frente à Argentina, quando o país ainda se chamava Jugoslávia, que mais nenhum troféu foi conquistado pelos sérvios, pelo menos ao nível sénior.
 
No entanto, este verão assistiram-se aos primeiros sinais de melhoria, nomeadamente com o regresso do lendário Dusko Ivkovic ao comando da selecção sérvia. Ivkovic liderou neste verão os sérvios a 7 vitórias em 8 desafios, garantindo a qualificação para o Eurobasket 2009.
 
Mas se chegar à fase final é uma coisa, conquistar uma medalha é algo de muito diferente.
 
"Na Polónia, não vão haver adversários fracos", afirmou Ivkovic após o sorteio da fase de grupos do Eurobasket. É um campeonato continental, onde só as melhores equipas conseguem chegar.
 
O sorteio não foi, à partida, muito amigável para os sérvios, já que integram aquele que é considerado o grupo da morte, juntamente com os actuais campeões do Mundo, Espanha, os vizinhos Eslovenos e a potência emergente, Reino Unido, que tal como a Sérvia garantiu o bilhete para o Eurobasket na fase de qualificação deste verão, apesar da sua pouca tradição na modalidade.
 
"O nosso grupo é o mais equilibrado dos quatro", afirmou Ivkovic. "Os Espanhóis têm de ser considerados favoritos, mas a equipa da Eslovénia tem também muita qualidade, tal como a ambiciosa selecção da Grã- Bretanha, com vários americanos naturalizados e a jogar na NBA. Todos vão ser adversários duros, e só uma coisa é certa, não vão haver jogos fáceis"
 
O único factor benéfico para os Sérvios que nos últimos cinco anos têm andado longe das medalhas, é o baixar das expectativas da equipa, que entra na prova como não favorito.
 
O país atingiu o seu ponto mais baixo no ano passado em Espanha, ao perder os três jogos disputados no Eurobasket, o que arruinou quaisquer hipóteses para atingir os Jogos Olímpicos de Pequim e obrigou ainda a equipa a disputar a fase de qualificação para o Euro do próximo ano na Polónia.
 
Daí o sentido de urgência dos responsáveis sérvios que perante esta situação se decidiram pelo regresso de Ivkovic, que outrora liderou o país quando ainda era a Jugoslávia.
 
E o impacto de Ivkovic foi monumental. Ele resolveu apostar numa nova geração de jogadores que imediatamente ganharam o apoio dos seus fans e encheram os pavilhões nos jogos de qualificação em Belgrado.
 
Ivkovic é um treinador que nunca fica demasiado efusivo quando ganha, nem demasiado desmoralizado quando perde. Ele é metódico, organizado e tem sempre um plano com objectivos concretos: "O nosso objectivo principal até ao Eurobasket está focado na forma dos nossos jogadores, em estar constantemente em contacto com eles, para que possamos estar bem preparados na altura do campeonato."
 
"Queremos estar entre as três equipas que vão passar a primeira fase e se o conseguirmos, penso que teremos um calendário um pouco mais fácil, já que vamos cruzar com equipas do grupo D (Polónia, Turquia, Lituânia e Bulgária)"
 
Entretanto, enquanto dava a sua opinião, Ivkovic conteve-se: "Mas é ainda muito cedo para falar da segunda fase. Temos é de estar preparados para o início da competição"
 
É quase impossível para um país como a Sérvia não estar confiante, ou não acreditar que estão entre os favoritos. Contudo, há claramente da parte dos sérvios o objectivo de abordar esta prova com grande humildade e essa foi a abordagem do presidente da Associação de Basquetebol Sérvio (KSS), Dragan Kapicic, ao comentar o sorteio da fase de grupos.
 
"Penso que o nosso grupo vai ser muito duro, já que vamos defrontar duas equipas muito fortes como a Espanha e a Eslovénia, enquanto o nosso terceiro oponente vai ser a Grã-Bretanha, a grande surpresa da fase de qualificação.
 
"Contudo, o Eurobasket 2009 constitui para nós uma grande oportunidade para demonstrarmos a qualidade do basquetebol Sérvio e por isso vamos dar o nosso melhor para estarmos prontos para os desafios que vamos enfrentar na Polónia."
 
Arquivo: Pagina dos Treinadores
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária