Trabalho do MB dá frutos
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES CANTO DO TREINADOR ARTIGOS DE OPINIÃO Trabalho do MB dá frutos

Trabalho do MB dá frutos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 15
FracoBom 

San Payo AraújoEscrevi na semana passada que esta semana iria falar sobre os bons resultados da Associação de Basquetebol de Castelo Branco. Normalmente só olhamos para o que fazem ou fizeram os primeiros classificados e esquece-mo-nos de olhar

para as boas práticas e trabalhos das Associações médias e muito menos para as consideradas pequenas do interior do país. Também referi no meu último artigo que é bom poder olhar para trás e reflectirmos sobre o que vamos escrevendo. Quando olho para trás e verifico que consigo subscrever tudo o que fui dizendo, esse facto tranquiliza-me.

No entanto, quando se trata de previsões há sempre uma margem de falibilidade mas no caso da Associação de Basquetebol de Castelo Branco as minhas previsões, porque houve trabalho no minibásquete e perseverança bateram certo.

Nunca desde o início da Festa, a Associação de Basquetebol de Castelo Branco tinha alcançado um lugar na divisão A. Este ano Castelo Branco conseguiu o “brilharete” dos Sub-14 masculinos terem ascendido à divisão A e todas as suas selecções terem subido lugares na tabela classificativa.

Vou então relembrar excertos do que escrevi no meu artigo de 2 de Abril de 2013 Ter perseverança.

“Divulgar as boas práticas e dinâmicas do minibásquete é um acto de inteira justiça para as muitas pessoas que semana após semana, mês após mês se dedicam à divulgação e ensino do jogo.

Uma das grandes vantagens, dos múltiplos convites que recebo para ir a todos os cantos do país, é o de ficar a conhecer com alguma profundidade a realidade do minibásquete. Permite-me ter uma visão global e não parcial e fico a saber em que condições, quantas vezes treinam e jogam muitos dos clubes, quais as suas dificuldades, e talvez o mais importante, quem treina e ensina os minis. (…)

Antes das Festas de Albufeira (de 2013) estive na Covilhã, a dar uma acção de formação e assisti na parte da tarde a uma jornada de jogos de minibásquete no pavilhão da Universidade da Beira Interior. Estão de parabéns as gentes da Beira Baixa, pois, apesar de já ter ido inúmeras vezes à Covilhã, nunca tinha tido tantos treinadores a participarem numa acção de formação. Na parte da tarde, assisti, face às minhas expectativas, a jogos com alguma qualidade, com jovens árbitros com sensibilidade para arbitrarem. (…) Há muito tempo que não via tanta vitalidade no minibásquete nesta região. (…)

Com tantos sinais positivos a esperança está seguramente presente. Se houver perseverança o basquetebol nesta região do interior do país melhorará significativamente.

Para terminar e se me é permitido, fruto da minha idade e experiência, deixo uma sugestão: Tenham perseverança na manutenção e continuidade desta dinâmica. Muito mais do que estarem preocupados em reparar no que vos possa dividir procurem encontrar o que vos une. Seguramente o basquetebol na vossa região melhorará e no futuro gerações de crianças e jovens vos agradecerão.”

Os resultados começam a estar à vista. Atrás de bons resultados nos escalões de Sub-14 e Sub-16 masculinos e femininos está sempre um bom trabalho realizado no minibásquete. Dar tempo ao tempo e saber esperar pelos resultados é uma virtude que não está ao alcance de todos, mas não tenho dúvidas que as alegrias que as selecções da AB Castelo Branco proporcionaram aos seus jogadores é igual à alegria dos vencedores ou aos terceiros lugares obtidos o ano passado pela AB Leiria em Sub-16 femininos ou este ano pela AB Braga aos Sub-16 masculinos.

Mais do que não fosse por estas alegrias vale a pena apostar e desenvolver o minibásquete. Dêem continuidade ao vosso trabalho nos minis e parabéns às gentes da AB de Castelo Branco.

 

Comentários 

 
+2 #2 San Payo 21-04-2015 14:14
`Caro Hugo

Fico satisfeito pelo facto de dirigentes e treinadores da Associação de Castelo Branco estarem atentos ao Planetabasket.

Várias foram as pessoas que quer por telefone quer via facebook me alertaram para o facto de não ter sido a primeira vez que a ABCB tinha subido de divisão.

A todos nomeadamente aos treinadores e jovens dessa equipa que já tinha subido de divisão as minhas desculpas por este erro,

No entanto creio que o fundamental é o reconhecimento do vosso trabalho e faço votos para que continuem a apostar no MB, pois certamente com paciência e trabalho os resultados surgirão.

Renovo os meus parabéns a todos.
Citar
 
 
+2 #1 Hugo Ranito 21-04-2015 11:40
Quero deixar uma palavra de apreço ao San Payo Araújo pelo excelente artigo, como diz as associações do interior também merecem ser faladas, mas quero deixar uma rectificação, não foi a primeira vez que subiu de divisão nos Sub 14M mas sim asegunda vez adois anos a ABCB com a geração de Sub 14 Também teve esse feito ficando em 9°, que este ano foi a geração de Sub 16 que fica em 10°. É de enaltecer o trabalho que os clubes, treinadores, dirigentes e os Pais só desta maneira se consegue ter estes resultados.

Obrigado San Payo por acreditar em nós.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária