Promover bons comportamentos
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES CANTO DO TREINADOR ARTIGOS DE OPINIÃO Promover bons comportamentos

Promover bons comportamentos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 21
FracoBom 

San Payo AraújoDepois de São Miguel nos Açores, onde contei com excelente colaboração da Cidália Botelho nas actividades direccionadas ao minibásquete inseridas no programa da Final a 4 da Liga feminina estive no fim-de-semana passado,

em dupla função em Faro nas comemorações dos 80 anos do Bonjoanenses. Em dupla função, porque estive em Faro com Rita Oliveira e os Minis-10 do Belenenses e por outro lado, assisti como representante do CNMB, a mais uma etapa do circuito Prof. Mário Lemos organizada pelo clube aniversariante.

Estão de parabéns José Costa Presidente do clube e os amigos Paulo Sousa, Nuno Martins, treinadores do Bonjoanenses e toda a sua equipa. Também tenho de deixar aqui uma palavra amiga para o Tiago, que teve a amabilidade de estar a enquadrar os minis do Belenenses.

Na cerimónia de encerramento, depois dos discursos do presidente do clube, do vereador da Câmara Municipal de Faro e do presidente da AB do Algarve tive a oportunidade de expressar publicamente a minha satisfação, com a qualidade da realização deste evento, nomeadamente o salutar ambiente competitivo, em que este tinha decorrido.

“O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.”
Martin Luther King

Divulgar os bons exemplos é uma das finalidades do Planeta Basket. Nesta perspetiva vou a abordar o brilhante comentário do Pedro Martins, ao artigo O problema são os adultos, quando afirma, “e por mais folhetos que distribuam a promover o bom comportamento dos pais, (aonde isto chegou), em vez de retificarmos o comportamento dos miúdos, estamos a tentar corrigir o dos pais) não há volta a dar.”

Talvez seja um D. Quixote, como me apelidou o José Almeida no seu simpático e encorajador comentário ao mesmo artigo, mas temo sempre muito as generalizações e felizmente, penso que também há adultos, pais e treinadores, que sabem estar nas competições destinadas aos mais novos. Contudo estar calado e não fazer nada é que não é  seguramente solução. Reforcemos os bons comportamentos e esforce-mo-nos por alterar os menos adequados às actividades dirigidas aos mais novos.

Ter a humildade de aprender com os outros é um dos caminhos para alterar comportamentos, por isso aqui deixou uma sugestão. Plagiemos a mensagem que está na entrada do clube de rugby do Grupo Desportivo de Direito, procuremos o sorriso das crianças mencionado pelo companheiro Humberto Gomes no seu cometário e deveríamos promover uma grande campanha com a colocação em todos os pavilhões em que vão decorrer competições de minibásquete, com um cartaz bem visível com a seguinte mensagem:

  • O minibásquete só tem sentido se for uma escola de educação e fair-play;
  • Não há jogos sem arbitragem, respeita os “amigos” que se prontificam a colaborar;
  • Não há competição sem adversários, respeita-os;
  • Aplaude o esforço, disciplina e a entrega ao jogo;
  • Rejeita totalmente a violência;
  • Apoia os teus sem insultar os outros.

Se não pensas assim, sugerimos sinceramente, que não entres neste pavilhão.

 

Comentários 

 
+3 #2 Pedro Martins 12-05-2015 09:24
Bom dia. Ainda sob o tema, neste fim de semana estive como seccionista na mega concentração ABP de minibasquete direccionada para os Mini12. Os jogos têm uma carga competitiva, que como disse antes, não concordo, mas que, com as devidas altrerações dão a este escalão um cheirinho do que podem ser os jogos de basquete. E do que tenho observado, a experiência tem resultado.
O comportamento dos pais têm sido exemplar.
O dos miúdos, espectacular. Claro que ficam tristes ou contentes conforme o resultado, mas aceitam bem e reagem bem.
Já não posso dizer o mesmo a uma classe que devia ser a primeira a promover as boas práticas que são os treinadores. Não muitos, felizmente poucos. Mas, sem margem de dúvidas, estes poucos, estão no escalão errado.
Cumprimentos
Citar
 
 
+4 #1 Paulo G. Sousa 05-05-2015 14:46
Caro amigo, em nome da Escola Basquetebol C.F.Os Bonjoanenses Faro agradeço a participação e colaboração no evento realizado no passado dia 2.
Muitos dos nossos amigos questionam porque utilizamos a designação "Escola" julgando que se trata de um pretensiosismo, antes pelo contrário.
A decisão de a utilizarmos determina os nossos princípios e valores, exige-nos uma responsabilidad e acrescida na formação cívica e desportiva, no que fazemos e nos exemplos que damos para as crianças e encarregados de educação que acompanhamos. A divulgação do basquetebol como bom exemplo na prática desportiva vai muito para além da vertente competitiva. Como o meu amigo refere "O minibasquete só tem sentido se for uma escola de educação e fair-play".
Não esqueçamos...os adultos somos nós.
Um grande abraço.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária