Rituais de aquecimento
 
Faixa publicitária
Localização: HOME FUTURO ARTIGOS DIVERSOS Rituais de aquecimento

Rituais de aquecimento

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 

Ao acompanhar de perto a Divisão B do Europeu de Sub16 Masculinos, tive a oportunidade de assistir a treinos e jogos de praticamente todas as equipas – foi como se estivesse a participar num Clinic de 11 dias, com tanto que aprendi ao ver como trabalham muitas das 18 selecções que estiveram a competir em Portugal entre os dias 6 e 16 de Agosto.
 

Poderia escrever a importância dada aos fundamentos técnicos ofensivos por grande parte dos treinadores presentes. Poderia escrever a dedicação e exigência da quase totalidade de atletas, treinadores principais, treinadores adjuntos, preparadores físicos e fisioterapeutas. Mas desta vez, vou apenas falar de uma prática comum a muitas equipas: os rituais de aquecimento!

 

 

Na foto aparece a selecção búlgara a festejar a conquista do 1º lugar na competição, repetindo a coreografia que executavam no aquecimento de todos os jogos! Com o capitão Ivanov no meio, a equipa rodeava-o no círculo central, davam o seu ‘grito de guerra’ e estavam prontos para o jogo. Também a selecção romena – uma das mais combativas em prova – seguia este ritual no aquecimento dos seus jogos.

 

 

Outras selecções como Portugal e Eslovénia entravam para o aquecimento numa fila ordenada, reuniam-se no círculo central, um dos jogadores dava a ordem do dia, a equipa dava o grito de guerra, e seguiam para o aquecimento. Outras selecções ainda começavam o treino com todos os jogadores e treinadores a baterem palmas até que todos estivessem reunidos na zona central do campo para começar o treino. Outras selecções deixavam as palmas para o final do treino, como forma de compensar o esforço de todos.

 

 

Muitos vêem estas práticas como apenas ‘manias’ e vedetismos de quem quer imitar estrelas de outras competições. Outros vêem nestes rituais uma forma de ajudar a criar espírito de grupo, e de animar a equipa. Como em tudo na vida, há quem não utilize por achar desnecessário e prepotente, há quem ache importante e tente incutir na sua equipa,

Eu, integro-me no grupo dos segundos – os que acham que estes rituais ajudam o grupo.

 

 

Arquivo: Pagina do Futuro

 

 

 

 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária