Vitória insuficiente
 
Faixa publicitária
Localização: HOME Árbitros Sub16 Masculinos: Noticias Vitória insuficiente

Vitória insuficiente

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

altA seleção nacional de sub-16 masculinos terminou a sua prestação no grupo A do Campeonato da Europa com uma vitória sobre a Noruega por 83 – 60.

Apesar de ter ficado com os mesmos pontos do 2.º classificado (Macedónia), que se apurou para a fase seguinte da competição, Portugal foi batido na diferença entre pontos marcados e sofridos. Enquanto os portugueses conseguiram apenas 13 pontos (353 marcados e 340 sofridos), os Macedónios somaram 44 (352 marcados e 308 sofridos).

Fica assim o amargo de boca por sair da competição devido a um critério de desempate, principalmente porque foi a derrota frente ao seu adversário direto nesta luta que ditou o destino dos lusos no pior jogo que realizaram em Sarajevo.

Mas a participação dos jovens portugueses na competição ainda não acabou. Após o dia de descanso a equipa orientada por Rui Alves vai agora discutir um lugar entre o 9.º e o 16.º.

Frente à Noruega, Portugal só tinha uma oportunidade de seguir em frente, mas essa passava por vencer os nórdicos por 55 pontos. A tarefa avizinhava-se muito complicada mas no 1.º período os jogadores nacionais pareciam acreditar que era possível, conseguindo uma vantagem de nove pontos.

Contudo, o quarto seguinte acabou com as esperanças lusas. A Noruega conseguiu equilibrar o jogo e reduziu mesmo a desvantagem para seis pontos (37 – 31), resultado que se registava ao intervalo.

Já sem a pressão de conseguir uma vantagem tão grande, Portugal colocou em campo a sua qualidade ofensiva e distanciou-se com naturalidade dos noruegueses. Destaque para o elevado número de assistências (22) conseguidas pela seleção nacional. Apenas sete lançamentos de campo foram convertidos sem que houvesse uma assistência, o que é um grande sinal de coletivismo e de boas leituras de jogo.

No final do 3.º período os nórdicos ainda ameaçaram uma recuperação ao reduzir a desvantagem de 15 para sete pontos, mas o último parcial pertenceu completamente ao conjunto português (28 – 12), estabelecendo o resultado final em 83 – 60.

Ricardo Monteiro (23pts. e 14ress.) voltou a ser o jogador em destaque na seleção nacional. Muito eficiente no ataque (66,7%) e dominador nas tabelas o poste de 16 anos foi a referencia ofensiva do jogo português, beneficiando dos bons passes dos seus companheiros de equipa.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária