Derrota com as anfitriãs
 
Localização: HOME CAMPOS CAMPOS MVP Derrota com as anfitriãs

Derrota com as anfitriãs

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 3
FracoBom 

Eugénio RodriguesA selecção nacional de Sub-20 Femininos já está na Bulgária onde inicia na próxima 5ª feira a sua participação no Campeonato da Europa, Divisão B. A chegada a Albena,

onde se realiza o Europeu, verificou-se no sábado depois de uma viagem algo cansativa, que teve duas escalas (Munique e Sofia) antes de se aterrar em Varna. Daqui a Albena o percurso de 30 quilómetros foi feito de autocarro, tendo a comitiva lusa chegado ao hotel às 20H30 locais.

Ontem a equipa fez um treino de manhã e ao final da tarde teve lugar em Varna o primeiro dos 2 jogos de preparação agendados com a congénere búlgara. O resultado favorável à selecção anfitriã (55-50) acabou por não surpreender, com as nossas representantes a revelarem muita ansiedade logo no início da partida. Isso foi visível particularmente no carregar de faltas, com Joana Alves a ser penalizada com a 3ª falta decorria o minuto 6. Mesmo assim o quarto inicial (15-16) foi favorável às comandadas de Eugénio Rodrigues, com as anfitriãs a provocarem muitas faltas com direito a lançamento, marcando 10 dos 15 pontos de lance livre.

No 2º período (13-4) o seleccionado luso denotou muitas dificuldades em acertar com o cesto, revelando pouca confiança nos lançamentos de curta e longa distância. O intervalo chegou com a Bulgária na frente (28-20).

No 3º quarto (10-12) a equipa soltou-se mais começando a criar mais problemas ao adversário.

Entrando no 4º período (17-18) a perder por 6 (38-32), naquele que foi o melhor período das lusas, com uma defesa HH, a selecção portuguesa teve a infelicidade de ter visto Laura Ferreira lesionar-se (sem gravidade) logo no início deste parcial, com Eugénio Rodrigues a optar por não voltar a utilizá-la, por precaução. Todavia a equipa reagiu bem a esta contrariedade e chegou mesmo a encostar o resultado (48-46).

Destaque nas vencedoras para o trio constituído por Tutundgieva, MVP da partida (22,0 de valorização) ao contabilizar 9 pontos, 11 ressaltos e 6 faltas provocadas com 5/5 nos lances livres, Iva Kostova (14 pontos, 2/5 nos triplos e 5 roubos) e Borislava Hristova (10 pontos).

No seleccionado luso as mais valiosas foram Joana Jesus (15 pontos, 3/9 nos triplos e 5 roubos), Raquel Jamanca (9 pontos, 3/3 nos duplos e 1/1 nos triplos) e Laura Ferreira (7 pontos e 3/4 nos duplos). As bases Jessica Almeida e Inês Viana, respectivamente com 5 e 4 assistências, foram penalizadas na sua valorização pela fraca eficácia de lançamento.

Ficha de jogo

Bulgária (55) – Borislava Hristova (10), Iva Kostova (14), Svetoslavova, Tutundgieva (9) e Gabriela Kostova (4); Kalina Aksentyeva (3), Martina Nikolova (3), Iva Georgieva (6), Zlatina Dimitrova (6), Radostina Dimitrova e Yana Kozumarova.

Portugal (50) – Jessica Almeida (4), Joana Jesus (15), Laura Ferreira (7), Inês Pinto (4) e Joana Alves; Inês Viana (4), Jessica Costa (2), Joana Canastra (3), Raquel Jamanca (9), Nádia Fernandes, Mafalda Guerreiro (2) e Leonor Cruz.

Por períodos: 15-16, 13-4, 10-12, 17-18
Árbitros: Stanimir Rusev e Peter Petrov

As duas selecções voltam a defrontar-se hoje, à mesma hora (18H15 locais), mais duas horas que em Portugal, mas desta feita em Albena.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária