Vaidade, burrice, ilusão e os afetos
 
Faixa publicitária
Localização: HOME ENTRETENIMENTO PLANETA BASKET STORE Vaidade, burrice, ilusão e os afetos

Vaidade, burrice, ilusão e os afetos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 3
FracoBom 

Hoje, 25 de Abril, Dia da LiberdadeHoje, 25 de Abril, Dia da Liberdade. Celebrado com manifestações de toda a ordem e grandeza, também em prosa ou em verso, em nome de um valor supremo e que cala bem fundo no coração de cada um de nós - pessoas de bem! -.

Talvez, porque a propósito, trazer ao 'palco dos acontecimentos' - sem ruído nem holofotes acesos -, mestre - porque sábio! - António Damásio, ilustre neurocientista e neurocirurgião, quando nos transmite esta sua sublime (!) mensagem: "Antes de chegar ao saber é preciso percorrer o ser e o sentir". Ser e sentir que, face ao que muito vamos observando, se enquadra nas dimensões e realidades desportiva e social.

Enquanto isto, do outro lado do Atlântico, outro mestre, Augusto Cury, - psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor, com livros publicados em mais de 70 países e com mais de 25 milhões de livros vendidos, somente no Brasil, nos quais nos vai dando conta, ao desenvolver o conceito da inteligência multifocal, com uma perspetiva inovadora do funcionamento da mente, nomeadamente a abordagem à natureza, à construção e à dinâmica da emoção e dos pensamentos, 'comprometendo-nos' a sermos seus alunos.

Augusto Cury, patrono da Universidade da Criança, em Portugal, e doutor 'Honoris Causa' da Universidade Unifil, assim como membro da Academia de Génios do Instituto da Inteligência, no Porto, 'alerta-nos'..., de maneira bem elucidativa para, enquadrada no conhecimento já adquirido - 'made in' :  Eduardo Sá -, de que nascemos com dois dons : inteligência e sensibilidade, vindos dos ventres de nossas queridas mães, para os malefícios da nefasta vaidade, que o mestre define assim : "A vaidade é o caminho curto para o paraíso da satisfação, porém ela é, ao mesmo tempo, o solo onde a burrice melhor se desenvolve".

Já desaparecido da vida terrena - paz à sua alma -, outro vulto de sabedoria, Stephen Hawking - cérebro maior da inteligência artificial -, ainda a tempo de nos ter legado esta implacável e marcante ideia-pensamento: "O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, mas a ilusão do conhecimento".

E, neste dia verdadeiramente especial, em que cimentar a dignidade humana constituirá um desígnio para todo o sempre, no desporto como na vida, como nos sabe bem ter memória - consciência inserida no tempo -, reconhecer o contributo de quantos - e, felizmente, foram muitos! -, nos têm proporcionado a possibilidade de podermos engrossar a partícula da 'gota'..., face à imensidão do 'Oceano'...do conhecimento!

Prosseguiremos, na 'rota' para sulcar os 'mares' dos três saberes: fazer, ser e estar, convictos de nos virmos a constituir em navegadores com bússola, com a premissa do permanente 'ensaio' dos quatro 'C': Credibilidade, Competência, Coerência, Consciência!

A fechar este 'time out', outro mestre - muito sábio! -, nosso mentor e do qual somos discípulo há quase meio-século, que dá pelo nome de Manuel Sérgio, que dispensa apresentações e nos transmite esta tão significativa e deliciosa ideia-pensamento: "O ser humano faz-se fazendo-se e, ao fazer-se, joga com os afetos, principalmente com os afetos. O que é o homem sem afetos? Ou frio, distante, insensível? Ocorro-me o Fernando Pessoa: «Uma besta sadia, um cadáver adiado que procria»". Que melhor maneira de celebrarmos este Dia da Liberdade!

Post Scriptum: Uma das nossas necessidades - sem termos de recorrer à célebre pirâmide de A. Maslow -, quando iniciámos esta colaboração com Planeta Basket, já lá vão uns anitos, residia, devemos confessá-lo, na circunstância de (bem) sabermos comunicar convosco - a razão de ser de estarmos aqui! -, esperando da vossa parte o indispensável comentário para, verdadeiramente, podermos comunicar 'à maneira', com verdadeiro 'feed back', estabelecendo uma verdadeira ponte de significação, emprestando a esta tribuna, aquilo a que, também ele, o grande mestre - Manuel Sérgio -, classifica como: "Só se sabe aquilo que se vive". Apelando ao vosso indispensável contributo, solicito-vos que venham, que comentem, que tragam a vossa luz e a vossa visão e conhecimento para, se o conseguirmos, podermos ajudar a sulcar os 'mares' de uma melhor compreensão, afinal, a base das relações inter-pessoais.

A acontecer, regressaremos a 09 de Maio com um tema, suficientemente apelativo para, de algum modo, estamos em crer, podermos ajudar a 'virar a página' de, cá pelo nosso burgo, fazer acontecer algumas 'coisas',... a que daremos o título de :

"Edifício-atleta, conceito inovador".

Fiquem bem. Desfrutem deste dia tão especial.

Aquele abraço fraterno.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

Wilson

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária