A análise individual aos jogadores que na nossa opinião merecem maior destaque na NCAA segue com o grupo de jogadores com 3 anos de experiência no basquetebol universitário, os Juniors.
A ordem pela qual são apresentados os jogadores não pretende ordenar qualitativamente ou preferencialmente os atletas em evidência, simplesmente apresentamos os 5 jogadores que mais nos agradam.
KYLE SINGLER, DUKE UNIVERSITY, SF, 206 CM
Kyle Singler ilustra o protótipo do típico jogador dos Duke Blue Devils: combativo, colectivo, inteligente, conhece e interpreta bem o jogo, detém um leque de fundamentos ofensivos bem definidos e que lhe permitem ter sucesso no basquetebol universitário. Apesar de não ter melhorado a sua percentagem de lançamento em relação ao último ano, Singler continua a ter no lançamento exterior uma arma letal, apesar de alternar bem o jogo interior com o jogo exterior: a este nível percebe quando tem vantagem de jogar em zonas interiores, conseguindo ter sucesso fruto do seu arsenal de movimentos ofensivos, tanto a jogar dentro como fora.
Esperava-se que este fosse o ano em que Kyle Singler liderasse inquestionavelmente os Blue Devils. Esperava-se que fosse o líder não só dentro de campo, mas também nas folhas de estatística, onde revelava dominar diversos aspectos do jogo. No entanto, tal não tem sucedido, e o extremo da equipa do ‘Coach K’, pode estar a hipotecar algumas das suas hipóteses de ser bem sucedido no Draft da NBA.
Mas ainda falta o mês mais emocionante da NCAA, e tendo em linha de conta a tenacidade de Singler nos momentos decisivos, pode ser que o jogador que figurou no documentário ‘Gunnin for that #1 spot’ realizado por Adam Yauch dos Beastie Boys, assuma as rédeas do jogo de Duke e volta a ter o protagonismo e a qualidade que lhe é apontada desde os seus tempos de High School.