Deste grupo ficou excluído o Basket Queluz, que ao perder com o Benfica em casa (55-66) hipotecou as vagas hipóteses que lhe restavam. As 3 primeiras posições irão pertencer a um grupo também já definido, em que o Algés poderá ocupar a 1ª ou 2ª, o CA Queluz a 2ª ou 3ª, e o Montijo ainda pode terminar em qualquer uma das 3. O histórico de resultados dos 3 aponta no entanto como hierarquia mais provável Algés (1º), Montijo (2º) e CA Queluz (3º). As 5 posições restantes serão ocupadas por Imortal, Atlético, Micaelense, Moscavide e Olhanense, mas para a ordenação final dos 5 quase todas as hipóteses são ainda possíveis.
Na Zona Norte continua a haver 9 candidatos aos 8 lugares do Play-off. Olivais e Salesianos (7v/13d) são os protagonistas da luta pela 8ª posição, mas Sanjoanense (9v/11d) pode ainda chegar à última jornada a ter de defender o acesso, no seu jogo em casa com os Salesianos. O único com lugar definido é o Vale de Cambra (16v/4d) que já não sairá da 1ª posição, 2º lugar da classificação, depois da concludente vitória em casa sobre o Olivais (94-48). Para as restantes posições as hipóteses de ordenação são múltiplas e provavelmente só estabilizarão após a última jornada.
O Infante de Montemor-Guifões e o Valença-Sanjoanense eram os jogos da jornada na Zona Norte que despertavam mais expectativa pela influência na classificação. O Guifões venceu (63-77), igualou o Infante no 4º lugar (12v/8d), e como já tinha vencido na 1ª volta, confirmou a vantagem no confronto directo, o que poderá ser importante em caso de empate pontual entre os dois. O Infante de Montemor viu assim interrompida uma série muito positiva, que o credenciava como equipa a temer no Play-off. Por seu lado o Guifões, com esta vitória fora, mostrou a intenção de se apresentar em alta no momento mais importante da época. O Valença, que havia perdido na 1ª volta por 10 pontos, corrigiu e desta vez venceu por 16.
Manteve assim o 6º lugar (11v/9d), e garantiu vantagem sobre a Sanjoanense em caso de empate. A Sanjoanense manteve o 8º lugar mas não tem ainda definitivamente confirmada a presença no Play-off. Em casa o Gaia foi claramente batido (94-48) pelo FC Porto mas manteve o 3º lugar (13v/7d). Os Salesianos deslocaram-se à Madeira para bater o União (70-74) e continuam no 10º lugar (7v/13d) empatados com o Olivais, cuja derrota confirma a crise das últimas semanas e desmente as boas indicações já dadas neste campeonato. A jornada completou-se com a vitória do Beira-Mar fora com os Atómicos, que deixou os aveirenses sozinhos no 7º lugar (10v/10d). Indiferente a esta luta, o FC Porto continua a vencer, terminará a fase regular na frente da classificação da Zona Norte e vem marcando uma superioridade cada vez mais nítida relativamente às restantes equipas.
Na Zona Sul, a jornada 20 foi muito mais disputada que a anterior, e já mostrou sinais de que algumas equipas estão apostadas em reunir todas as forças disponíveis para deixarem a sua marca no Play-off. Dois jogos com prolongamento e uma vitória fora sobre uma equipa melhor classificada revelaram uma competitividade que tinha estado arredada da jornada anterior. O CA Queluz precisou de 45 minutos de jogo para vencer em casa o Micaelense (61-59) e manter o 4º lugar (13v/7d), parecendo ter ultrapassado o período de baixa de forma. O Micaelense, 9º com 1 jogo em atraso (9v/10d), tem sentido dificuldades sempre que se desloca ao Continente, pelo que este jogo acaba por dar indicações positivas sobre a forma como irá enfrentar o Play-off. O outro jogo com prolongamento foi o Moscavide-Montijo (65-68), onde se viram momentos de boa qualidade, diálogo táctico dos treinadores com mudanças de defesa bem sucedidas, triplos de distância NBA, e períodos alternados de domínio por parte de cada uma das equipas. O 2º período foi todo Montijo, a abrir a diferença para 12 pontos ao intervalo. O 3º período demonstrou como uma boa defesa produz pontos. A zona apresentada pelo Moscavide bloqueou o ataque do Montijo e trouxe a confiança ao seu próprio ataque. O Moscavide marcou 24 pontos, enquanto na média dos restantes períodos não passou dos 12. O 4º período teve algum equilíbrio, mas o Montijo conseguiu rodar mais os seus jogadores, melhorou a qualidade da sua defesa e apresentou-se melhor fisicamente nos momentos decisivos, o que lhe valeu a vitória no prolongamento. O Montijo mantém o 3º lugar (14v/6d) e o Moscavide partilha o 7º com o Olhanense (9v/11d). O Atlético deslocou-se ao Algarve para ir vencer o Imortal (63-72). Entre 2 equipas que mostraram altos e baixos ao longo da época, venceu a que na jornada anterior já tinha dado alguns sinais de melhoria. O Atlético subiu ao 6º lugar (10v/10d) e está a dar sinais de se ir apresentar forte no Play-off. O Imortal mantém-se em 5º (11v/9d), mas parece não estar nos seus melhores momentos. O Algés também se deslocou ao Algarve para uma vitória concludente sobre o Olhanense (53-75), mantendo o 2º lugar, embora com um jogo em atraso (15v/4d), e continuando a afirmar-se como a equipa que todos quererão evitar na 1ª ronda do Play-off. A jornada completou-se com o encontro entre os dois últimos em que o Albufeira foi vencer fora a Cruz-Quebradense (61-71). O Albufeira trocou de posição com o Cruz-Quebradense, ambos com (3v/17d), mas com vantagem do Albufeira nos jogos entre ambos. O Benfica continua no 1º lugar (17v/3d) e o Basket Queluz fixou-se no 10º de onde já não sairá (6v/14d).
A contar para a poule especial, o CAR Jamor disputou 2 jogos fora, e venceu ambos. Com o Albufeira (52-58) e com o Imortal (77-68). O CAR Jamor tem mostrado bons e maus momentos, como é normal numa equipa jovem em progressão. As 2 vitórias consecutivas fixam o seu registo em (12v/9d) e dão um sinal de consistência que se espera que se confirme nos jogos que faltam, e que será um bom augúrio para a participação no Europeu.
Os próximos jogos disputam-se em:
Zona Norte
27 de Março
Olivais-Gaia às 15.00h no Pav. Augusto Correia
Guifões-Vale de Cambra às 18.00h no Pav. Mun. de Guifões
Salesianos-Valença às 18.00h no Colégio Orfãos do Porto
Infante de Montemor-Sanjoanense às 21.00h no Mun. de Montemor-o-Velho
FC Porto-Atómicos às 21.30h no CDC Matosinhos
Beira-Mar-União de Madeira às 21.30h no Pav. do Beira-Mar
Zona Sul
27 de Março
Micaelense-Cruz-Quebradense às 16.00h no EBI Canto da Maia
Montijo-Basket Queluz às 16.00h no Pav. Mun. nº1 Montijo
Albufeira-Moscavide às 17.00h na Esc. Sec. Albufeira
Atlético-Olhanense às 17.00h na Tapadinha
CA Queluz-Algés às 17.00h no Pav. Henrique Miranda
28 de Março
Benfica-Imortal às 18.30h no Pav. Império Bonança
Comentar