"Falhei mais de 9.000 cestos e perdi quase 300 jogos. Em 26 finais de jogos fiquei encarregue de fazer o lançamento que nos daria a vitória... e falhei.
Tenho uma história repleta de falhanços e fracassos na minha vida. E é exactamente por isso que sou um sucesso”.
Michael Jordan, super estrela da NBA
Se o maior jogador de basquetebol da história, responsável por bater praticamente todos os recordes mundiais desse desporto, aceita e supera cada falhanço, cada fracasso e ainda diz que foram eles que o tornaram um sucesso mundial então por quê tanta preocupação com os erros que cometeste na semana passada, no mês passado, no ano passado ou no último fim de semana?
Se os teus erros tiverem sido graves, se magoaste física ou emocionalmente alguém, então reflecte sobre isso, muda o teu comportamento agora e aprende com os erros. Isso tornar-te-á uma pessoa melhor hoje e amanhã, já que o “ontem”, o que passou não ser pode mudado.
Mas agora uma nova semana está a começar. Um novo jogo. Uma nova equipa. Um novo prémio. A vida é assim. Quando acordaste hoje de manhã, o Treinador meteu-te para mais um campeonato no jogo da vida. Talvez falhes o cesto, como o Michael Jordan. Talvez falhes o golo (Figo errou muitos), mas cada erro, cada falhanço deve ser usado por ti para aprenderes melhor o caminho, para encontrares na tua mente o Poder Pessoal que te vai colocar no pódio da vida.
Outras pessoas viram os teus erros? E então? Será que nesse momento havia câmaras a transmitir os teus erros para que 100 milhões de pessoas assistissem ao vivo? Pessoas que contavam contigo? Improvável. Mas quando Michael Jordan falhava, milhões de pessoas assistiam.
Se o Michael Jordan não se deixava desanimar por um erro cometido em frente de 100 milhões de pessoas (e que ficou registado para a história), porque é que te deixarias desanimar pelos teus? Usa cada erro como uma escada para fazer a coisa certa. Pede desculpa, descansa, volta ao treino e inicia um novo jogo. O teu campo é em casa, com a tua família, no trabalho, na escola, com a tua alma gémea ou em todo lugar em que estejas nos próximos sete dias. Mesmo quando a tua única plateia for o teu espelho.
E lembra-te do que diz Jordan: "Eu tenho uma história repleta de derrotas e fracassos na minha vida. E é exactamente por isso que eu sou um sucesso". O que Jordan quer dizer é que não é possível alcançar o sucesso sem passar pelo fracasso. Deixem-me repetir isso: não é possível. Até quando nascemos, as lágrimas chegam antes dos sorrisos.
Ao terminar esta frase o jogo começa. O Treinador está a olhar. Dá o teu melhor. Respira fundo, sorri... E boa sorte!