"O Projecto Compal Air é estruturante, é a simbiose perfeita entre a modalidade Basquetebol e a escola, na formação e educação dos jovens enquanto Homens, Mulheres e Desportistas.
É a associação perfeita entre um projecto que pretende fomentar o Basquetebol, formar jogadores e seres humanos e uma marca com os valores da Compal, objectivando um Desporto Saudável e Equilibrado“
Mário Saldanha –Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol
“O estímulo à adopção de estilos de vida saudável por parte dos jovens é hoje uma necessidade premente da sociedade, e a prática desportiva do basquetebol é uma forma privilegiada de atingir aquele objectivo.
Através do COMPAL AIR a SUMOL+COMPAL corporiza os seus compromissos de responsabilidade social, contribuindo para o desenvolvimento saudável e a formação dos jovens.”
Duarte Pinto -Presidente Executivo da SUMOL+COMPAL
O Compal Air, projecto de Basquetebol nas escolas desenvolvido pela parceria estabelecida desde há 6 anos entre a marca Compal e a Federação Portuguesa de Basquetebol, com a colaboração do Desporto Escolar, venceu o Troféu COI instituído pelo Comité Olímpico Internacional desde 1985, e dedicado este ano ao tema “Sport – inspiring young people”. A responsabilidade da atribuição do prémio em cada país está atribuída ao respectivo Comité Olímpico Nacional a quem cabe seleccionar pessoa ou organização envolvida em desporto e que constitua um modelo e uma inspiração para os jovens. O Comité Olímpico Português avaliou as candidaturas apresentadas, algumas delas de figuras de elevado prestígio no desporto nacional, e optou por atribuir o troféu ao Compal Air entendido como sendo o que melhor serve o objectivo de promover actividades desportivas, educacionais e culturais entre os jovens. Para os corpos gerentes da FPB recentemente eleitos para o quadriénio 2010-2014, o troféu representa um reforço do prestígio do basquetebol e um estímulo para o novo mandato. No dossier de candidatura descreve-se a actividade do projecto e respectivo impacto no meio escolar e no basquetebol português, e incluem-se mensagens de diversos intervenientes, entre os quais os do Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol e do Presidente Executivo da SUMOL+COMPAL.