A selecção nacional de seniores femininos já está no Hotel Scandic Nord desta cidade sueca onde amanhã, domingo, irá defrontar a sua homóloga da Suécia, que lidera invicta o Grupo A do Europeu 2011, Divisão B.
O hotel é o mesmo onde ficou alojada a equipa das quinas há um ano, quando veio aqui jogar o encontro da 2ª volta do Campeonato da Europa 2009.
A comitiva portuguesa chegou aqui já passava das 21 horas. Desde a saída do City Hotel, em Ljubljana (09h30), esta manhã, foram cerca de 12 horas de viagem. De autocarro até ao aeroporto da capital eslovena, onde se apanhou um voo da Finnair até Helsínquia, que teve a duração de 2h20m. No aeroporto da capital da Finlândia, uma escala que foi mais curta do que a prevista (1 hora), na medida em que o voo saiu de Ljubljana com meia hora de atraso. Depois uma ligação curta (50 minutos) até Arlanda, o aeroporto que serve Estocolmo, a capital da Suécia, onde aterrámos às 16h50.
Um contratempo esperava a comitiva, porque faltava um saco de uma jogadora (Célia Simões). Todo o grupo teve de esperar que se fizesse a respectiva reclamação e só depois subimos para o autocarro que nos levaria até Norrköping. Foi feita logo uma paragem para se tomar uma refeição, porque desde o pequeno almoço (às 9 horas) o estômago de cada um dos elementos do grupo já dava sinal. Estômagos saciados foram mais duas horas para percorrer a distância que separa Estocolmo desta cidade, onde estaremos até 2ª feira, dia em que regressaremos a Lisboa.
No final do jantar que nos foi servido às 21h30, quisemos ouvir a opinião do seleccionador nacional Ricardo Vasconcelos, sobre o desgaste que acaba por ter efeitos nocivos após uma viagem deste tipo:
«Naturalmente que acaba por ter efeitos perniciosos. Estivemos em viagem desde as 9h30 da manhã. Esperas nos aeroportos, sentados, horas de refeições desencontradas em relação ao que é normal, tudo isso concorre para que as pessoas se sintam cansadas. Agora é fundamental uma noite bem dormida, para que se recupere. Amanhã (hoje) faremos dois treinos, o da manhã mais curto (apenas 1 hora) e o da tarde, à mesma hora do encontro de domingo, com uma duração superior. De manhã basicamente o objectivo será desentorpecer os corpos. À tarde já faremos trabalho táctico, visando afinar as estratégias que idealizámos para o jogo com a Suécia».