Mário Palma quer reeditar os maiores êxitos do Basquetebol Português.
O Presidente da FPB Mário Saldanha aproveitou a coincidência do dia do seu 65° aniversário para apresentar a equipa técnica que escolheu para tentar levar a selecção nacional a repetir ou melhorar o brilharete conseguido no Europeu de 2007.
Mário Palma, o treinador português com o mais brilhante currículo de todos os tempos, terá como adjuntos Mário Gomes, que o tem acompanhado ao longo da sua carreira, e a novidade Ivan Kostourkov, treinador búlgaro radicado em Portugal, actualmente a orientar a Física de Torres Vedras no Campeonato da Proliga.
Mário Palma fez questão de salientar que a selecção vai lutar pelo 1º lugar na poule de apuramento de onde sairão duas equipas para o Europeu de Setembro deste ano na Lituânia. Este lugar permite aceder a um grupo teoricamente mais acessível para conseguir o objectivo seguinte, que será o acesso à 2ª fase do Europeu. Na sua intervenção na Conferência de Imprensa que decorreu na sede da Federação, o novo seleccionador nacional insistiu na importância da união de todos os agentes da modalidade na defesa do superior interesse da equipa nacional, uma vez que o sucesso da selecção será o sucesso do basquetebol português. Mário Palma prometeu desenvolver todos os esforços em prol desta união, esperando a ajuda de clubes, treinadores e jogadores. Para Mário Palma não interessa se um jogador tem 18 ou 40 anos, mas apenas a sua qualidade e a mentalidade que exibir. Os jogadores por si escolhidos serão por isso aqueles que considerar como os melhores, independentemente de quaisquer outros factores. O veterano treinador recordou alguns dos históricos sucessos do basquetebol português para demonstrar que é possível atingir patamares competitivos superiores, superando as nossas crónicas debilidades ao nível do peso e da altura no jogo interior.
Para Mário Saldanha, a contratação de Mário Palma é a concretização de um sonho de longa data e a prova da aposta na valorização da modalidade, isto apesar das dificuldades acrescidas que a situação de crise económica do País traz à gestão da FPB.
O calendário do campeonato da LPB irá sofrer alguns ajustamentos, de forma a permitir aos jogadores um período mínimo de férias, e à equipa um tempo de preparação adequado à entrada na competição em Agosto.
Comentários