João Rocha já não é treinador da Oliveirense. Apesar do sucesso alcançado esta época que culminou com a conquista CNB1, a ligação entre João Rocha e a Oliveirense chegou ao fim.
Foi o próprio João Rocha a confirmar a notícia, num texto que poderá ler em baixo e onde faz, em discurso directo, o resumo da sua primeira e única temporada à frente da U.D.Oliveirense.
Chegou ao fim o 1º Ano e a minha ligação com o Clube. Após uma época de total sucesso no Campeonato da CNB1, onde todos os objectivos propostos à direcção para um projecto de 3 anos foram atingidos.
Os objectivos foram cumpridos na sua totalidade:
• Presença na final do Campeonato da CNB1 e conquista do Campeonato nacional.
• Um campeonato sólido com poucos altos e baixos, apenas 4 derrotas toda a época desportiva (2 na fase regular, 1 para a taça de Portugal e 1 nos Play-off).
• Nos Play-off ganhou todas as eliminatórias.
• 1º Lugar na fase regular e consequente apuramento para os Play-off.
• Na taça de Portugal, apenas eliminado por uma equipa da Liga de clubes (A.D. Ovarense).
• Elevação da qualidade de jogo da equipa ao longo do ano. Comprovando este objectivo foi o numero de vitórias obtidas desde a ultima derrota na fase regular contra a ACR até ao final da fase regular, com 14 vitórias consecutivas.
• Construção de equipa com jogadores provenientes da escola da U.D.O..
Analise do trabalho desenvolvido
O trabalho de organização e planificação da época desportiva de 2010/11 teve o seu início em Agosto de 2010.
O trabalho de campo teve o seu início em 02 de Setembro de 2010 até 30 de Junho de 2010, no qual foram realizados 150 treinos. Até final de Novembro o número de treinos foram 3 por semana e a partir de Dezembro passaram a realizar-se 4 treinos semanais (2ª, 3ª, 5ª e 6ª). A totalidade dos treinos, perfaz de grosso modo +/- 375 horas, sem contar com o tempo dispendido na realização dos 37 jogos que realizados esta época.
Durante todo o ano foi realizado um trabalho semanal de planeamento de jogos e treinos. Onde foram realizadas as seguintes acções:
• Filmagens de jogos dos futuros adversário, através de deslocações ao local dos jogos do adversário, e/ou através da análise de filmagens dos jogos contra a U.D.O..
• Análise pormenorizada das filmagens dos adversários.
• Análise pormenorizada das filmagens da equipa da U.D.O e o seu respectivo rendimento.
• Preparação dos treinos em função das análises anteriores, horas e local do jogo futuro.
No início da época desportiva foram apresentadas aos jogadores diversas situações tácticas ofensivas (5 + 2 posteriormente), assim como diversas situações tácticas defensivas (3 + 1 posteriormente). Devido ao reduzido número de treinos semanais foi apresentado um modelo de treino que durante o ano, foi sofrendo alterações devido ao momento da época, aos objectivos de cada momento e às indicações dos jogadores. Inicialmente o objectivo consistia num rápido elevar das condições físicas dos atletas e da aquisição de conhecimento das situações tácticas, posteriormente passamos para uma situação de manutenção das capacidades físicas e elevação do rendimento da equipa, com as devidas alterações efectuadas no modelo de jogo, até ao presente que procuramos a manutenção das capacidades físicas e do rendimento da equipa adaptando-nos e tirando partido das fraquezas dos adversários.
Foi um trabalho de muita dedicação, sacrifício para o atingir o sucesso.
Tal proeza obtida tenho que a dividir, em primeiro lugar com os jogadores pela forma profissional como trabalharam e sacrificaram as suas vidas pessoais para se dedicarem ao sucesso deste projecto.
Ao fantástico público de Oliveira de Azeméis, pela forma como nos soube acarinhar e como motivou e participou na festa, foram fantásticos.
E por ultimo, agradecer á minha família pelo muito tempo que lhes roubei, para poder dedicar a este projecto.
Acredito tal como Mário Palma que “o sucesso só vem antes do trabalho, no dicionário”
Um grande obrigado a todos os que ajudaram a atingir este sucesso
João Rocha
Comentários
O que faltou neste clube foi direcção, não é dirigente quem quer é quem sabe, Se a equipa ganhou é porque jogou e se jogou é porque tinha treinador. O que se passou é o reflexo do País, os trabalhdores trabalham as chefias existem, mas os outros não foram capazes e ainda bem que foram há bem pouco tempo substituidos. Viva Portugal e viva o Oliveirense. Parabéns João Rocha pelo teu trabalho e o pelo teu sacrificio a custo zero, sim pq parece que te davam não chegava para a gasolina
Ainda para mais com o convite da FPB para participar a LPB já este ano., e com as exclusões Lusitânia,Penaf iel, Academica por incumprimentos de toda a especie. O Homem certo para comandar o leme Orlando Simões/joão Costeira. o futuro o dirá
O teu trabalho está demonstrado, a sua qualidade fala por si, e felizmente pudemos observar ao vivo durante esta época.
Gostavamos de para o ano poder contar contigo.
Parabens continua o bom trabalho estás no caminho certo.
Obrigado pelas alegrias que nos deste.
Sobre o texto de J. Rocha: discurso igual (de coitadinho) aquando da saída (convidado para sair) da Sanjoanense.
Fraco na analise de jogo e soluções sempre em desespero.
Depois, os tubarões sem emprego à espreita e à espera de protagonismo.
Aposto em alguém para a substituição que está no desemprego e que já foi treinador da UDO
No seu grande discurso acaba por se contrariar a si próprio. "Aliás, até têm razão. Utilizaram jogadores de formação sim... Da formação de há 20 anos atrás."
Lá de os jogadores terem tido a sua formação na UDO à alguns anos não quer dizer que não sejam da escola da UDO. Fica mal e o que insulta sim, é as suas palavras, visto que esquece o trabalho dos treinadores que treinaram estes jogadores à "20 anos atrás". Lá por esses dois jogadores que refere não jogarem muito tempo, são novos, mas não esquecer que os que jogam mais tempo também são da escola da UDO.
Mas também não digo mais nada. Parabéns à Oliveirense e que volte a ser a equipa que foi anteriormente. Parabéns também ao treinador João Rocha, desejando-lhe as maiores felicidades.
Onde é que isto aconteceu? Em que momento, algum da época, foram utilizados jogadores dos escalões de formação? Nos treinos acredito, mas se falam dos jogos não enganam ninguém. Ver dois dos melhores jogadores que a formação recente trouxe sentados na bancada, não é uma utilização correcta dos jogadores provenientes da escola da UDO.
Aliás, até têm razão. Utilizaram jogadores de formação sim... Da formação de há 20 anos atrás.
Felicidades para a Proliga. Mas não enganem os outros e não se enganem a si próprios quando dizem que realmente utilizam jogaores da formação.
Fica mal e insulta muita gente.