Um dos adversários de Portugal na fase de qualificação para o Campeonato Europeu de 2011, a Finlândia venceu o Campeonato Nórdico.
O torneio, que decorreu em Sundsvall na Suécia entre 23 e 26 de Julho, contou com a participação de 5 equipas do norte do continente: Islândia, Noruega, Dinamarca, Suécia e claro, a Finlândia.
A equipa finlandesa mostrou que está forte, vencendo todos os jogos por uma média de 31.3 pontos de diferença. No último jogo contra os suecos, o adversário teoricamente mais forte, os homens de Henrik Dettmann venceram por uma margem de 22 pontos. Neste jogo, o conjunto finlandês contou com prestações de luxo do poste Gerald Lee Jr., autor de 27 pontos e 4 ressaltos em apenas 23 minutos de jogo (L2=12/9, LL=11/9 ) e do extremo Shawn Huff que conseguiu um duplo-duplo (10 pontos e 10 ressaltos). Dos restantes, destaque para o base e comandante da equipa em campo, Teemu Rannikko que recentemente renovou com o Cimberio, da Liga Italiana.
O veterano Hanno Mottola já está recuperado da lesão que o vinha afastando da competição e participou em dois dos jogos do torneio. Frente à Suécia marcou 11 pontos, 8 dos quais da linha de lance livre.
Resultados da Finlândia no Campeonato Nórdico
Finlândia 85-63 (40-30) Suécia
Finlândia 93-67 Dinamarca
Finlândia 108-76 Islândia
Finlândia 96-51 Noruega
No final do torneio o treinador Henrik Dettmann afirmou:
"Na maioria dos desportos, quando um país vence um Campeonato Nórdico, está normalmente entre os melhores do mundo. Sabemos que estamos ainda muilo longe disso, no entanto, temos de celebrar visto que não conseguíamos este feito há 28 anos".
A Finlândia inicia a sua participação na fase de qualificação fora de casa, mais precisamente na Hungria no dia 12 de Agosto. No dia 15 de Agosto recebe Portugal em Helsínquia.