A seleção nacional terminou a fase de qualificação adicional para o Eurobasket com uma derrota diante da Finlândia, por 78-86.
Derrota esta que não impedirá a presença de Portugal na fase final da competição, que se inicia já no final deste mês de Agosto.
Foi um jogo de altos e baixos, no qual a Finlândia entrou melhor, em que Portugal dominou a maior parte do tempo, mas que infelizmente para as cores lusas acabou por sorrir ao país nórdico.
A Finlândia entrou melhor com um parcial de 2-9 a abrir o jogo, mas Portugal respondeu de pronto e repôs o equilíbrio na contenda, atingindo o final do primeiro período na frente (21-17).
O segundo quarto foi de domínio luso. Utilizando uma das suas maiores armas, o lançamento exterior, Portugal distanciou-se no marcador e chegou a estar a vencer por 18 pontos (45-27) a escassos segundos do intervalo. E apesar do pouco tempo para se jogar, estes derradeiros segundos da primeira parte terão, eventualmente, sido decisivos para o desfecho da partida. Com 18 pontos de vantagem, Portugal falhou um contra-ataque isolado, que daria uma vantagem na casa das duas dezenas e no ataque seguinte a Finlândia converteu um triplo, que reduziu a vantagem lusa para os 15 pontos com que se atingiu o intervalo.
Impulsionados pelo bom final da primeira parte, os finlandeses acreditaram que poderiam dar a volta ao texto. Portugal apostou neste momento numa defesa mais fechada, para tentar condicionar as penetrações finlandesas, sobretudo porque o seu tiro exterior não estava a funcionar (L3: 2/14, na primeira parte). No entanto, neste momento o base finlândes Teemu Rannikko surgiu em grande evidência e com três triplos praticamente consecutivos mudou a partida. A defesa portuguesa voltou a ter de abrir um pouco mais para tentar condicionar o jogo exterior da Finlândia e acabou por abrir espaços bem aproveitados pelos nórdicos.
O jogo manteve-se taco a taco até perto do final, no entanto a Finlândia liderada pelo duo Koponen (26 pontos) e Rannikko (21 pontos) acabou por se impor, nomeadamente a partir do momento em que o escasso tempo de jogo, não permitia acalentar esperanças em anular a diferença de 12 pontos registada no jogo disputado na Finlândia.
Destaque na seleção portuguesa para o facto dos atletas do cinco inicial terem todos marcado pontos na casa das dezenas, liderados pelos 19 de João Santos.
Com este resultado, Portugal termina no segundo lugar da fase de qualificação para o Eurobasket e confirma a presença na prova a decorrer na Lituãnia nas próximas semanas, onde irá na primeira fase, integrar o grupo A juntamente com as seleções de Espanha, Lituânia, Turquia, Grã-Bretanha e Polónia. O primeiro jogo está marcado para o dia 31 de Agosto frente à Turquia.